Área do Cliente

Notícias

Feedback a serviço do seu SUCESSO! Parte 01

Você é daquelas pessoas que quando sabe que vai receber algum feedback gostaria de sair correndo? Para você o feedback não adianta para muita coisa?

Autor: Cintia KnautFonte: A Autora

Você é daquelas pessoas que quando sabe que vai receber algum feedback gostaria de sair correndo? Para você o feedback não adianta para muita coisa?
Quando você precisa dar um feedback para alguém, você já começa a ficar tenso(a) e com receio da reação da pessoa? Embora você saiba da importância do feedback, percebe que nem sempre se atinge o resultado esperado com ele?

Bem, se você respondeu SIM a qualquer uma dessas perguntas, saiba que não é só você que sente isso. Esses pensamentos e essas percepções com relação ao feedback são muito comuns.

A prática inadequada ou a ausência do feedback afeta diretamente o resultado das organizações e o desempenho das equipes. Dar feedback é mostrar para as pessoas que elas são importantes. Que acreditamos que elas podem melhorar. Com o feedback é possível alcançar mais rapidamente os objetivos propostos, pois ele dá mais transparência às relações e gera mais confiança na forma de trabalho e de interação entre as pessoas. Para quem recebe o feedback, tem uma excelente oportunidade de melhorar seu desempenho.

Embora a utilização desta ferramenta - feedback - possa fornecer informações que poderão nos ajudar muito em nosso desenvolvimento pessoal e profissional, algumas dificuldades são encontradas quando se faz uso dele.

Para muitos, o feedback tem uma imagem negativa. Um dos fatos que fortalecem essa imagem negativa por parte das pessoas envolvidas, é a falta de preparo e planejamento daqueles que precisam dar o respectivo feedback. A falta de credibilidade da pessoa também impacta negativamente no  processo. Outro fator que influencia também, é a falta de assiduidade desse feedback, que por muitas vezes acaba sendo uma “surpresa” para quem o recebe.

Alguns preferem não dar o feedback, porque ficarão expostos para receber feedback também. Outros tem medo de ser mal interpretados. Tem aqueles que não sabem como falar e como fazer.

Do outro lado existem as pessoas que preferem não receber feedbacks. Alguns não querem  admitir os seus erros e tem receio que isso comprometa sua carreira ou sua imagem. Outros tem medo desse autoconhecimento.

Enfim, como falamos no inicio deste artigo, o feedback acaba tendo uma conotação negativa por grande parte das pessoas.

E você, qual é a sua habilidade em dar e receber feedback. Isso te assusta? Escreva aqui nos comentários. Em breve vou postar a continuação deste artigo.

E vamos juntos! Eu e você HOJE, MELHORES do que ontem!

www.cintiaknaut.com.br