Não há descanso para os vencedores! Não há espera em seu negócio. Eu sei porque não há espera no meu. Nós sempre precisamos ser mais rápidos, mais robustos, mais inteligentes, mais baratos, mais rentáveis. Essa é a beleza do que fazemos, não é? É um jogo que nunca termina e que nos mantém em pé.
Nos últimos quatro anos temos visto a tecnologia transformar, comércio eletrônico explodir e a comunicação desenvolver um novo conjunto de normas. Mudanças como essas sempre me dizem que é melhor acelerar o ritmo ou serei deixado na poeira.
Sempre me encantaram as empresas que ditam o ritmo do mercado onde se encontram, criando impulsos espetaculares e vendas que superam as previsões até dos mais otimistas dos analistas.
Tenho observado o mercado de drones aéreos e, recentemente, foi anunciado pela BI Inteligence que este mercado crescerá 19% em 2016 com novas aplicações em Defesa Civil, Monitoramento, Agricultura e, creiam, no monitoramento do mosquito Aedes Aegypti.
Quais foram os impulsos que tornaram este mercado tão aquecido e que tem chamado a atenção de empresas como INTEL, FACEBOOK e GOOGLE?
Primeiramente, criou-se a necessidade da inclusão de drones em áreas como Defesa Civil, Monitoramento, Agricultura e para o monitoramento de pragas urbanas, agregando-se valor às atividades destas áreas inserindo o equipamento como facilitador de tais atividades. Imagine o custo para descolar helicópteros ou aviões de pequeno porte para tais atividades?
Em seguida vieram os inúmeros aplicativos e, inevitavelmente, o preço que o tornou acessível para mercados que nunca tiveram acesso a tal equipamento. Eu tenho um drone!
Como migramos o exemplo do mercado de drones para sua empresa e seu mercado? Explico: sua empresa está pronta para identificar uma necessidade ímpar em seu cliente que só, e somente só, sua empresa poderá entregar a solução? Sua empresa tem as capacitações, certificações e o capital intelectual para encantar seu cliente na entrega desta solução? Sua empresa consegue entregar a solução dentro do orçamento estimado pelo cliente?
E mais, sua empresa está pronta para “criar um novo segmento de mercado e tornar-se líder de tal segmento?”. Aprendi com os encantadores líderes que tive em minha carreira que "quando você não é líder de mercado num certo segmento, desafie o líder ou desafie o mercado".
Nem preciso escrever ou enfatizar que se você respondeu “sim” para as perguntas acima, o ano de 2016 será espetacular para você e sua empresa, correto? Onde está o segredo?
Eu aprendi com os inúmeros parceiros de negócios, que desenvolvi em minha carreira que capacitação, certificação e o capital intelectual são as três mais importantes variáveis de qualquer equação do sucesso de uma empresa. Além disso, ser o líder de seu segmento de mercado diferencia, expande e gera valor!
Para ser líder de um segmento que ainda não existe, cria-se!
Não hesite nem por um segundo em investir na capacitação, certificação e no capital intelectual de sua empresa. Descubra e invista nas suas competências primordiais, seja encantador e crie uma pressão divertida em seus colaboradores e surpreenda-se com um 2016 espetacular.
"Lembre-se: na dúvida, acelere!" (Crédito ao meu colega Vanderlei Ferreira - Country Manager da Zebra) - Um dia o convido para contar esta história. FECHAR um negócio se tornará um RESULTADO e não somente um verbo de ação.
Joeval Martins é professor da IBE-FGV, executivo de vendas e desenvolvimento de canais, com sólida experiência em empresas multinacionais de tecnologia para Telecomunicações, Radiocomunicação de Missão Crítica, Redes sem Fio, Cloud Computing e Serviços Profissionais. Atuação nas áreas Comercial, Desenvolvimento de Negócios, Canais, Operações e Marketing, com participação ativa em todo o ciclo de vendas para mercados B2C, B2B e Governo, bem como, respondendo pelo planejamento estratégico e financeiro dos negócios no Brasil e América Latina