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Especialista da IBE-FGV dá dicas de gestão financeira para pequenos negócios

Profissionais devem aproveitar o início do ano para adotar o planejamento e o controle financeiro das empresas

Autor: Marcio BarrosFonte: O Autor

Profissionais devem aproveitar o início do ano para adotar o planejamento e o controle financeiro das empresas

O mês de dezembro chegou e junto dele, além das festividades de fim de ano, a temível tarefa de fazer o balanço anual de resultados da empresa. O problema é que muitos pequenos empresários só se dão conta que as finanças estão desorganizadas nesta época do ano e daí pode ser tarde demais. De acordo com o professor da IBE-FGV, Márcio Barros, doutor em Finanças, a organização financeira é um fator imprescindível para a viabilidade e a sustentabilidade de qualquer negócio.

A dica do especialista é aproveitar o início do novo ano para organizar as finanças do escritório. A primeira etapa consiste em fazer o planejamento financeiro dos doze meses seguintes. “Esse passo é fundamental para qualquer pessoa, seja física ou jurídica. Mas não é uma tarefa fácil, uma vez que requer reflexão, pesquisa, informação e, sobretudo, metodologia”, explica.

Por meio do planejamento financeiro será possível estabelecer a previsão de fluxo de caixa, o orçamento, para o próximo ano. Durante a elaboração é preciso tabular algumas informações, tais como: quantos clientes serão atendidos por mês, quanto será cobrado por cada serviço, quais os custos com aluguel, funcionários, energia elétrica, tributos mensais e, inclusive, de quanto será a retirada mensal de pró-labore.

“Uma boa planilha eletrônica e, até, uma bola de cristal serão fundamentais nesta etapa. Não se esqueça de incluir desde os menores gastos até os mais relevantes. Às vezes nos surpreendemos com pequenos gastos que, ao serem somados, atingem uma cifra significativa”, comenta o professor.

Em seguida, vem a etapa que exige mais disciplina, o controle financeiro, por meio do qual o profissional deverá registrar todos os gastos realizados no período, categorizando-o por tipo de despesa como: aluguel, manutenção, propaganda, funcionários, viagens de trabalho, treinamentos, propaganda, entre outros.

“A categorização de gastos é primordial para que o empresário consiga, posteriormente, fazer uma análise de quais são os principais consumidores de recursos. Desta forma, ele poderá identificar se está gastando demais com itens que não são essenciais para o seu negócio”, ressalta Márcio.

De acordo com o doutor em Finanças, através do controle financeiro é possível comparar e analisar se o planejamento (previsões de gastos) está acontecendo dentro da estimativa inicial e, principalmente, para saber se irá faltar dinheiro em algum momento.