Pedir aumento de salário sempre foi um ponto delicado, tanto para quem pede quanto para os chefes que recebem este pedido. E se os tempos são de crise, essa solicitação precisa ser feita com critérios, pois assim como você, a empresa pode estar passando com dificuldades financeiras.
A responsável pela qualidade da NOSSA Gestão de Pessoas, Thaisa Batista tudo é uma questão de tato, do profissional entender o ambiente em que ele está inserido e também saber um pouquinho da situação que a empresa está enfrentando:
"Tudo depende da postura do profissional entender como está o momento do seu local de trabalho. Lógico que a gente, além de ajudar as empresas, também tem que focar nos nossos interesses pessoais, porém tudo é uma questão de medida." explica Thaisa.
Fatores que impactam na hora de pedir um aumento:
- A postura e o relacionamento que o profissional tem com o seu chefe;
- A situação financeira da empresa ;
- A situação em que este profissional está vivendo.
Thaisa reforça que se o profissional estiver em uma situação muito extrema, é válido tentar fazer um acordo diferente ou um pagamento de algum bônus. Se for uma situação pontual, o ideal é tentar a antecipação de um décimo terceiro, por exemplo:
"Não existe uma regra, é muito particular e de momento da empresa. Por mais que tenha crise e as pessoas estejam precisando de um aumento, todo ano obrigatoriamente tem um dissídio coletivo, um reajuste oficial. Claro que não é tudo aquilo que o trabalhador possa almejar, mas já dá para negociar." afirma a especialista.
A postura deste profissional dentro da empresa também vai ser fundamental. O engajamento a preocupação em não apenas fazer um bom trabalho influencia:
"Se der para esperar dois, três, quatro meses para receber o aumento, o trabalhador deve esperar este tempo. Entender como a empresa está neste momento impacta sim esta decisão" completa Thaisa Batista.