Se o mercado muda o tempo todo, qual o valor de ter um planejamento tradicional, elaborado no começo do ano e “empacotado” para ser revisto apenas no fim do ano? Qual o valor de ter um planejamento que não consegue se atualizar conforme as mudanças que vão ocorrendo no mercado, na economia, no comportamento dos consumidores?
O mais interessante é que mesmo assim, a maioria esmagadora das pequenas e médias empresas brasileiras ainda trabalha com esse tipo de planejamento (e muitas não têm planejamento algum).
Agora eu quero compartilhar as cinco dicas para criar um planejamento de sucesso, mas antes, quero dizer para você a minha visão sobre um planejamento de sucesso, vamos lá?
O que é um Planejamento de Sucesso?
Um planejamento de sucesso é aquele que permite ao gestor (gerente, diretor ou dono do negócio) acompanhar o dinamismo do mercado. Comece listando os assuntos que realmente estão tirando o seu sono. Após escrever os assuntos que estão tirando o seu sono, crie três colunas ao lado de cada assunto e escreva: gravidade, urgência e tendência.
Pense na gravidade de cada assunto e dê uma nota de 1 a 5 (1 para “sem gravidade” e 5 para “extremamente grave”). Agora pense na urgência (nota 1 para “pode esperar” e 5 para “precisa de ação imediata”), por último a tendência (1 para “se nada for feito nada irá mudar” e 5 “se nada for feito irá piorar rapidamente”).
Multiplique as notas, por exemplo: gravidade (nota 1), urgência (nota 2), tendência (nota 5), que multiplicando, teremos 1 X 2 X 3 = 6!
Faça a conta para cada assunto e pronto, os assuntos mais importantes para o seu planejamento estão identificados. Escolha os 3 assuntos mais importantes para colocar no seu planejamento (você pode e deve criar um planejamento de curto prazo).
Escolhidos os assuntos, estabeleça metas para resolver cada um dos 3 assuntos. É muito importante procurar resolver no máximo 3 assuntos de cada vez, no máximo! Caso contrário você pode se perder e nada será feito.
Por que é importante planejar assim? O mercado literalmente destrói com muita facilidade planejamentos elaborados com todo aquele rigor acadêmico e o motivo é simples: por mais inteligente que você seja, por mais cenários que você crie, é impossível contemplar as mudanças econômicas, sociais e as ações de novos concorrentes.
As empresas vencedoras serão aquelas que irão desenvolver a capacidade de planejar entendendo que o “futuro” cada vez mais representa o curto prazo.
Ciclos curtos de planejamento ao longo do ano serão mais efetivos e entregarão mais resultados.
Emerson Barboza é gestor desde 2002, professor executivo da pós-graduação em Administração de Empresas da IBE-FGV e mentor de mercado do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.