Na realidade, nenhuma pessoa motiva outra pessoa. O que você pode fazer é fornecer instrumentos e condições para que alguém se motive, e essa pessoa passa, então, a agir de forma motivada na busca de metas e objetivos que, para ela, tenham significa-do. O resultado reflete-se no desempenho do colaborador em forma de maior produtivi- dade, contentamento, interesse, comprometimento, coleguismo e espírito de equipe.
S = SIM N = NÃO + - = MAIS OU MENOS
calma ou se irrita? S N + -
fiadoras para sua equipe? S N + -
ou tensos? S N + -
suas realizações pessoais? S N + -
dos fatores que mais pode influir na produtividade deles? S N + -
empurradas ou pressionadas para que o serviço aconteça? S N + -
volvimento e ascensão deles? S N + -
nados trabalhem o máximo possível em equipe? S N + -
eles desenvolvam suas aptidões? S N + -
falando com você? S N + -
circunstâncias serem boas ou más? S N + -
respeito (isto é, pratica o jogo aberto)? S N + -
sobre o trabalho que o liderado está desenvolvendo, fazendo-o saber se o
serviço está indo bem ou mal? S N + -
SUA AVALIAÇÃO
Marque um ponto para cada resposta SIM dada às seguintes questões: 1, 2, 4, 6, 7
9, 10, 11, 13, 14, 15, 16
Marque um ponto para cada resposta NÃO dada às seguintes questões: 3, 5, 8, 12
Marque meio ponto para cada resposta MAIS OU MENOS.
TOTAL DE PONTOS__________
De 14 a 16 pontos. Parabéns. Você sabe como motivar sua equipe. Continue assim.
De 11 a 13,5 pontos. Na condição de chefe você é um bom motivador de pessoas, mas pode melhorar em alguns pontos. Veja as questões onde você não pontuou.
Abaixo de 11 pontos. Você não consegue motivar sua equipe do jeito que gostaria. Seu pessoal pode estar desmotivado e, quem sabe, você mesmo esteja também desmotivado, o que pode influir no desempenho deles. Veja as questões onde você não pontuou.
PARA SUA REFLEXÃO
Ao deixar o local de trabalho, certifique-se de que o ambiente esteja melhor do que quando você veio pela manhã. Pergunte-se: Ajudei a melhorar o desempenho do pessoal? Ajudei a evitar discórdias e mal-entendidos? Tratei as pessoas com respeito? O pessoal está motivado, interessado, confiante?, Ajudei a melhorar a cooperação e o coleguismo em meu departamento?. Se as respostas a essas perguntas forem sim, então, sem sombra de dúvida, você está colaborando decididamente para que cada dia seja melhor do que o anterior, e sua contribuição para a harmonia e a produtividade da equipe tem sido decisiva.
Texto extraído e condensado do livro “Liderança Para Quem Tem Pressa – Seu Guia de Consulta Rápida”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora. Para adquiri-lo clique aqui.
Ernesto Berg
Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 21 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos. Graduado em Administração e Sociologia, Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Curitiba e Brasília por 9 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.