Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, aos poucos, os consumidores têm visitado mais o varejo físico. De acordo com o levantamento do Índice de Performance do Varejo (IPV), em junho, a alta no fluxo foi de 1,2% nas lojas de rua e de 3% nos shoppings centers em comparação a maio.
Na comparação com junho de 2020, logo após a primeira flexibilização das medidas restritivas, o aumento no fluxo foi de 184,5% nos shoppings e de 63,4% nas lojas físicas. Isso indica que o varejo está retornando ao cenário pré-pandemia.
Aproveitando o momento, muitos varejistas têm se preparado para a retomada apostando em novas lojas. A Magazine Luiza, por exemplo, iniciou os investimentos para abrir 50 lojas no Rio de Janeiro este ano, sendo que 23 delas já foram inauguradas no mês de julho em diversos pontos do estado.
“A operação logística da Magalu no Rio de Janeiro será ampliada, com novos cross-dockings, expansão do centro de distribuição e com centenas de entregadores parceiros na Logbee”, diz o comunicado publicado pela empresa na CVM.
Mesmo com 32% das lojas física fechadas em abril, por conta das medidas restritivas para manter o distanciamento social, as vendas presenciais da rede atingiram US$ 4 bilhões, sendo um aumento de 112% sobre o mesmo trimestre de 2020 e de 16% sobre o mesmo período de 2019, quando ainda não havia a pandemia. Os resultados da Magalu mostram a relevância do comércio físico e a aposta da varejista, que, em três anos, pretende aumentar o número de lojas de cerca de 1.300 para 1.683.
Outras empresas também anunciaram a inauguração de unidades físicas – entre elas, a Via Varejo anunciou para 2021 cerca de 120 novas lojas, sendo 90 delas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Em ritmo acelerado de expansão, a Cacau Show também planeja inaugurar mais 400 novas lojas neste segundo semestre. A meta é abrir 500 novas unidades em 2021, chegando a 2,9 mil no total, com a maior parte delas franqueada.
Mais aberturas foram previstas por redes como Casa & Video, com 70 novas lojas, Tok & Stok e Havan, com dez lojas, e Assaí, que planeja conquistar 123 novas unidades no período de cinco anos.
Nos mais diferentes segmentos, o crescimento das vendas digitais parece não intimidar a presença física, haja vista que as compras online representam cerca de 10% do total no Brasil e que grande parte dos consumidores ainda vai às lojas para fazer a transação final ou ver produtos como Makita, eletrodomésticos e eletrônicos de perto.