Ano após ano, a Black Friday vem ganhando cada vez mais adeptos e se tornando um período bastante esperado por consumidores e empresas do comércio e varejo. Não é para menos; afinal, mesmo com a reabertura do comércio, o número de vendas online tem demonstrado uma sólida expansão, com expectativas positivas para o futuro.
De acordo com relatório da Neotrust, especialista em dados do mercado digital, somente na véspera e na data da Black Friday de 2020, cerca de 7,6 milhões de pedidos foram realizados, com um ticket médio de R$ 668,70. O valor corresponde a um faturamento de mais de R$ 5 bilhões em um período de apenas dois dias.
Diante de um cenário otimista como esse para as vendas de Black Friday e Natal deste ano, as empresas que não se prepararem com antecedência ficarão para trás. Portanto, se você faz parte dos que querem colher os bons frutos que estão por vir, saiba que, desde já, é preciso levantar o máximo de informações possível para iniciar o planejamento.
Primeiramente, estude o resultado de vendas obtido no mesmo período de anos anteriores, levando em consideração o crescimento do seu mercado de atuação até o momento. Assim, será possível prever corretamente uma demanda de vendas, identificar tendências para agradar aos clientes e estimar a capacidade logística necessária.
A confiança mútua é essencial para o sucesso das relações; portanto, estabeleça uma parceria com fornecedores capacitados, para atender o fluxo de suprimentos de seu negócio com qualidade e eficiência. Esse passo é fundamental para ter a certeza de que não será deixado na mão em um momento tão importante quanto essa época do ano.
Também é preciso contar com a parceria de transportadoras que sejam qualificadas para atender sua demanda e que ofereçam um serviço rápido, moderno e especializado. Dessa forma, além de ter uma ajuda na gestão de rotas e armazenamento, os clientes ficarão satisfeitos com uma experiência logística agradável, e isso pode influenciar a realizar novas compras no e-commerce.
Para além da cadeia de suprimentos, um outro fator primordial, que muitos lojistas deixam de investir como deveriam, é o oferecimento de um atendimento excelente. Seja durante as compras ou no pós-venda, é preciso garantir ao cliente a melhor jornada de compras. E não é preciso ter uma plataforma omnichannel para conseguir isso.
Há diversas maneiras de atender um cliente com praticidade, segurança e qualidade. Um dos exemplos que vem ganhando força no setor é o WhatsApp Bot, capaz de automatizar respostas. Essa ferramenta consegue, rapidamente, tirar dúvidas, otimizar processos e tornar a comunicação com os clientes muito mais ágil.
Mas, agora que você já sabe quais são os primeiros passos para se preparar, que tal arregaçar as mangas e partir para a ação? Um bom planejamento para datas de grande movimentação no comércio pode ser determinante para a expansão do seu negócio.