Após a Black Friday, muitos comerciantes começam a preparar agora as lojas para as festas de fim de ano, principalmente para o Natal, que é um dos feriados em que mais pessoas se movimentam para comprar presentes. O que acontece com frequência, porém, é que muitas pessoas estão deixando para fazer as compras do Natal após o Natal, porque estão contando com grandes descontos das vendas que não aconteceram até a data. Com o Brasil passando por uma crise econômica, a tendência é de que essa procura por produtos após os feriados de final de ano seja maior em 2021.
Conhecido como “Saldão de Natal” no Brasil e “Boxing Day” nos Estados Unidos, esse período é uma oportunidade para quem quer vender os itens que não tiveram saída antes das festas de fim de ano e faturar mais com a loja. Isso ajuda, inclusive, a aumentar o caixa para pagar as contas e os funcionários no final do ano, em que é necessário pagar o 13º e as contas de água e de luz que tendem a subir, devido ao maior tempo de abertura da loja. Aqui vão algumas dicas para você se dar bem no Saldão de Natal!
Dê descontos especiais
Para que você tenha uma saída maior de produtos, o ideal é que você dê descontos especiais para quem comparecer às lojas após o período de Natal. Produtos que tiveram menos vendas ou que há poucas unidades sobrando são alguns dos tipos que merecem uma atenção especial para os descontos. Lembre-se também de que, após as festas, muitos clientes vão trocar os presentes que receberam – e este é o momento de chamar a atenção deles, pois são visitas garantidas à loja.
Vitrine chamativa
Esse é o momento perfeito para chamar a atenção dos seus clientes. Aposte em uma vitrine bem decorada, com os seus melhores produtos e os melhores descontos à frente, para que o cliente seja guiado à loja.
Promoções que fazem sentido para o cliente
Outro ponto importante é planejar uma estratégia de promoções que façam sentido para os seus clientes. Por exemplo, em lojas de construção e eletrodomésticos, é natural os clientes procurarem por mais de um produto, como exaustores, fogões e até micro-ondas. Com isso em mente, um desconto progressivo pode ser interessante; por exemplo, o cliente ganha 15% de desconto se comprar dois produtos e 25% se comprar três produtos. Isso muitas vezes pode convencer os clientes a comprarem os produtos.