Desde março de 2020, muitas empresas que antes não possuíam nenhuma perspectiva sobre o trabalho à distância tiveram de adaptar-se ao modelo de trabalho remoto de forma rápida, devido às orientações mundiais em relação ao distanciamento social.
A adaptação foi certamente desafiadora. Muitas questões surgiram, tanto para as empresas, como para os colaboradores, e depois de quase dois anos de pandemia, parece que o modelo deu certo. Tão certo que, a partir de agora, o modelo de trabalho remoto, em home office, ou híbrido, está sendo proposto como forma permanente de trabalho em muitas empresas.
Segundo pesquisa da Nespresso, ''Nespresso Professional: O Futuro do Ambiente de Trabalho no Cenário Pós-Pandemia'', de 2021, 96% das empresas entrevistadas pretendem manter o trabalho híbrido no futuro. A mesma pesquisa mostra, porém, que, em termos de relacionamento interpessoal, o trabalho à distância trouxe prejuízos.
O relatório ainda mostrou que o modelo híbrido de trabalho foi considerado ideal para promover saúde mental por 83% dos funcionários, mas ao mesmo tempo teve 41% dos entrevistados respondendo que sentiram a saúde mental ser prejudicada.
Integração difícil e déficits tecnológicos são as principais dificuldades do trabalho remoto
A principal dificuldade encontrada pelos gestores entrevistados na pesquisa sobre trabalho remoto foi a integração dos times (42%), conciliação de agendas (29%) e comunicação entre equipes (31%).
Todas essas dificuldades podem ser superadas, porém, com o maior preparo por parte das empresas para essa adaptação. Algumas táticas bem-sucedidas das empresas têm sido um auxílio home office, que pode incluir um valor para a montagem do espaço na casa do colaborador, e uma contribuição mensal para ajudar com custos de banda larga, por exemplo, mas esses problemas são facilmente resolvidos dividindo o tempo dos colaboradores entre casa e escritório.
O uso de ferramentas centralizadas para comunicação também se faz imprescindível neste momento. Integrações com as equipes exigem um esforço extra por parte dos gestores, mas podem ser resolvidas com a criação de rotinas e facilitação nos canais de comunicação, mas o modelo híbrido permite que as reuniões e os alinhamentos de time sejam feitos presencialmente, melhorando esse quesito.
Vantagens para funcionários
Além de relatarem uma melhora na saúde mental, muitos funcionários citaram o maior tempo com a família como uma grande vantagem do home office. Outros ainda mencionam o menor tempo gasto em transporte público. Nesse caso, as empresas que estão oferecendo trabalho híbrido estão investindo em maneiras de facilitar a ida aos escritórios, como aluguel de carros no DF, SP, RJ e outros grandes centros urbanos para os colaboradores que demonstram interesse em trabalhar na sede, por exemplo.
Com preparo e integração total de informação entre casa e escritório, o modelo híbrido pode ajudar nas dificuldades do home office e diminuir a distância entre equipes, gestores e diretores.