O conceito de saúde financeira tem sido aplicado cada vez mais nos meios corporativos, como uma maneira de manter estratégias sustentáveis para o crescimento da empresa. Segundo dados do Sebrae, a cada quatro novos empreendimentos no mercado, um fecha as portas antes de completar dois anos. Não é de se surpreender que a saúde financeira esteja em pauta.
E, para manter estratégias saudáveis, capazes de manter a estabilidade da empresa e sua competitividade, gestores precisam se atentar aos indicadores de saúde. Os dados e relatórios gerados mensalmente a partir da interação geral da empresa com o mercado são importantíssimos. Sua análise permite o monitoramento da saúde do negócio e a criação de estratégias para manter a estabilidade e aumentar o crescimento.
Em um mercado cada vez mais competitivo, saber como gerir um negócio a partir dos indicadores de saúde pode fazer a diferença entre o sucesso e a decepção.
Quais são os indicadores?
Faturamento e recebimento são duas coisas diferentes. O faturamento indica o quanto está sendo comercializado. Analisando-o, é possível gerar estratégias melhores para o alcance de objetivos. Já o recebimento tem muito mais a ver com os valores reais, relacionados às vendas e suas formas de pagamento a prazo, como cartão de crédito e boleto. Essas duas modalidades de pagamento podem dar origem à inadimplência, e é de grande importância o monitoramento dos processos envolvidos, o que possibilita a criação de estratégias de cobrança.
Passados esses dois indicadores, é necessário manter uma atenção devida à lucratividade, que é o indicador que mostra, após cálculos, a real saúde financeira da empresa, indicando se está boa ou se está em risco. Como o nome já diz, lucratividade indica se a empresa está realmente lucrando ou apenas se mantendo.
E parte dos cálculos feitos pelo indicador de lucratividade é pensada considerando os custos da empresa. Os custos precisam ser constantemente medidos e encarados com seriedade, uma vez que eles determinam o potencial de crescimento saudável, de maneira que, se acumulados e desnecessários, eles podem atrasar o desenvolvimento de qualquer negócio.
Com um domínio pleno desses indicadores, já é possível começar uma caminhada saudável e capaz de grande sucesso. Após a harmonia desses indicadores, também deve-se considerar outros como endividamento, ticket médio e ponto de equilíbrio.
Sejam estratégias de retenção de clientes, via comunicação por WhatsApp corporativo, que auxilia no atendimento de clientes e facilita o trabalho dos colaboradores, além de trazer novos insights nessa área; ou planos de economia e táticas de cobrança, as melhores técnicas de administração e gestão são adquiridas quando o monitoramento dos indicadores de saúde é feito da maneira correta.