Todo início de ano, paira sobre o ar a mesma atmosfera: esperança de novas possibilidades e energia renovada. Aproveitar esse momento para embarcar no impulso da transformação é o que faz muitos brasileiros abraçarem as oportunidades para conquistar de vez aquele sonho que por tanto tempo não saiu do papel – entre eles, o de abrir o próprio negócio.
Mas para garantir que o passo dado rumo a essa nova empreitada obtenha sucesso, é preciso seguir algumas estratégias de planejamento que são fundamentais para a abertura de uma nova empresa. A primeira delas é se certificar de que o produto ou serviço ofertado realmente tem espaço no mercado e conta com um público para o consumo.
Para que essa etapa seja concluída com sucesso e confiabilidade, se debruce nas informações. Não tenha pressa ou conceitos fixos. Conheça o segmento que você deseja ingressar analisando dados do mercado como o crescimento econômico do setor e o índice de interesse dos consumidores. Após isso, é possível traçar planos mais concretos.
Escolha o nome do empreendimento, crie as personas que irão representar seu público-alvo para ajudar na tomada de decisões, defina o tipo de funcionamento e estrutura do negócio, seja e-commerce, presencial ou híbrido, a quantia para o investimento inicial, entre outras decisões que demandam embasamento em informações prévias, resultados e expectativas.
O próximo passo é regularizar a criação da empresa. Essa etapa assusta muitas pessoas, que fogem com medo da burocracia, mas na verdade, é mais simples do que parece. Dependendo do porte definido para a sua empresa, se comprometer apenas com o pagamento mensal do imposto DAS, do MEI, pode ser o suficiente para iniciar o projeto.
Com a cobrança de uma pequena tarifa mensal, o regime de Microempreendedor Individual é ótimo para autônomos que estão começando um novo negócio, possibilitando a emissão de notas fiscais de maneira acessível. Mas se a sua proposta envolve algo mais avançado, como, por exemplo, abrir uma franquia de alguma marca já consolidada, o ideal é contar com o auxílio de uma empresa de contabilidade.
Com a parte jurídica legalizada e o planejamento financeiro completo, é hora de colocar a mão na massa e disponibilizar para os consumidores uma nova experiência, seja relacionada à comercialização de produtos ou de serviços. No mais, tenha em mente que o aprimoramento constante pode ser um diferencial que te destaque diante dos demais concorrentes. Por isso, acompanhe sempre os resultados e a satisfação dos clientes para oferecer melhorias.