Atingir um nível de excelência em relação à experiência do cliente durante uma compra é o objetivo de muitos gestores e empreendedores. E uma das etapas mais importantes para cumprir todos os níveis de qualidade é a entrega. Esse é o momento que representa a ponta da agulha de todo o processo, que pode acabar potencializando e finalizando a experiência do consumidor de maneira satisfatória ou jogar tudo por água abaixo. Por isso, é fundamental manter uma gestão de entregas em níveis de altíssima qualidade.
Esse setor não se resume apenas ao ato de levar um produto ou um serviço até o cliente. É importante, mas a gestão de entregas está diretamente relacionada com as etapas de organização, administração e supervisão de pessoas, além de processos e tecnologias. A sua maior finalidade é otimizar as entregas da empresa, garantindo que os produtos cheguem dentro do prazo, com qualidade, até o consumidor.
Para que isso possa acontecer, é necessário traçar todas as rotas de maneira bastante efetiva. Isso não vai ser possível se for feito de forma manual. Existem softwares que geram caminhos mais eficientes e em menos tempo. Ter despachos automatizados também irá facilitar muito o processo, principalmente para as empresas que trabalham com entregas sob demanda.
Além de investir na tecnologia para melhorar o fluxo de entregas, é preciso ficar de olho em alguns pontos para minimizar os erros. Um dos segredos do e-commerce é o dinamismo que foi assimilado pela plataforma, então quando a compra de um cliente atrasa, certamente problemas vêm por aí. Estamos falando de clientes que são cada vez mais rigorosos com as entregas, e que entendem quando o prazo é longo, mas quando ele não é cumprido, pode diminuir a satisfação de sua experiência.
Assim como no caso dos atrasos, a gestão de entregas precisa estar atenta à localização de cada produto, para evitar que seja extraviada ou até mesmo danificada. O ideal é não contar com a sorte e investir em parcerias com empresas de rastreamento. Saber a localidade exata do veículo é fundamental em caso de algum imprevisto com o motorista. Em momentos assim, a comunicação e as informações repassadas precisam ser muito assertivas.
Minimizando os erros, potencializando a equipe e investindo em tecnologias, os resultados serão obtidos com mais eficiência. Também é possível criar o próprio setor de entregas, comprando veículos em leilão de motos. Lembre-se que é de responsabilidade da gestão de entregas ter os dados e o planejamento para saber onde deverá fazer os ajustes necessários e, assim, reduzir os custos necessários.