Desde que foi divulgada a nova marca do Facebook – agora, Meta –, o número de buscas acerca do Metaverso explodiu. Através de pesquisa no Google Trends, é possível ver o grande crescimento e picos de interesse pelo termo, desde o anúncio feito por Zuckerberg, em novembro.
De fato, o Metaverso está em ascensão, e ainda temos muito o que aprender sobre ele. O futuro da Internet provavelmente envolverá a migração de muitos serviços, produtos e experiências para o Metaverso, e é bom se preparar para isso.
Afinal, o que é o Metaverso?
Podemos descrevê-lo como um ambiente virtual que, com a ajuda de realidade aumentada e realidade virtual, tornará possível vivenciar experiências através de um avatar de si próprio online. Dentro desses parâmetros, muitas possibilidades surgem para novas formas imersivas de contato com clientes e consumidores da sua empresa.
Para aproveitá-lo da melhor forma, é preciso pensar bastante no conceito de phygital – a união dos espaços físico e digital para criação de experiências de consumo.
Inovação no mundo phygital
Com o Metaverso, experiências antes meramente digitais ou meramente físicas poderão ser unificadas. Por isso, é possível imaginar escritórios, lojas e qualquer tipo de estabelecimento existindo por lá, sem precisar se restringir às regras do mundo real. Prédios podem ter as formas e especificações que a criatividade mandar, assim como lojas poderão oferecer produtos sem se preocupar com estoque e que possam ser infinitamente customizáveis, por exemplo.
Será possível também vivenciar experiências junto de outros usuários, seja lá onde eles estiverem no mundo físico. Por isso, eventos serão bem-vindos, ilimitados e com muitas opções de inovação visual.
As oportunidades também podem ser enormes no setor de atendimento ao cliente. Como propor uma interação melhor dentro desse universo? Como agilizar a solução de problemas e, mais ainda, como fazer o consumidor ter uma experiência positiva?
Para estar preparado para todos esses cenários possíveis e para as prováveis aceleradas mudanças que acontecerão dentro desse ambiente, uma vez que ele estiver em funcionamento, empresários precisarão investir, primeiramente, em internet e conexões de qualidade, além de profissionais capacitados para pensar dentro desse mundo e, mais do que isso, fazê-lo funcionar.
Profissionais da área de tecnologia serão essenciais para fazer com que todas as possibilidades imaginadas para o Metaverso possam se concretizar, e por isso, a contratação de colaboradores especializados, com pós-graduação na área de tecnologia e inovações digitais, por exemplo, é uma saída.
Profissionais criativos que poderão imaginar o mundo dentro do Metaverso também serão necessários, além de pessoas ligadas às áreas de pesquisa de mercado e negócios, machine learning, etc. Vale a pena também investir na capacitação de funcionários, pois essas carreiras já estão em alta demanda.
Está se sentindo preparado? Que tal já começar a montar seu projeto para o Metaverso?