Conseguir o primeiro emprego pode ser um dos passos mais importantes para ter uma carreira de sucesso, independentemente da área escolhida. Afinal, a experiência profissional é cada vez mais o que diferencia um bom profissional. Contar com a oportunidade de participar do programa Jovem Aprendiz é algo muito buscado por adolescentes, mas também tem se tornado uma vantagem para as empresas.
A Lei nº 10.097/00 determina as normas que regem a contratação de jovens que buscam uma primeira oportunidade de emprego. Entre as principais regras, está a obrigatoriedade de o jovem estar matriculado em uma instituição de ensino, como uma forma de incentivar que cada vez mais brasileiros terminem os estudos.
O Programa Jovem Aprendiz também oferece jornadas reduzidas, como uma forma de o trabalho não competir com a formação acadêmica. Desta forma, ao mesmo tempo que o adolescente recebe o seu salário, ele pode continuar frequentando a escola, diminuindo a taxa de evasão escolar no país.
Mas os benefícios do Jovem Aprendiz não estão apenas com os jovens que participam do programa ou até mesmo para o país, que passa a ter mão de obra mais qualificada.
Vantagens para o empregador
Existem também vantagens para as empresas que participam do programa que vão além de cumprir com o quadro mínimo ou máximo das vagas de Jovem Aprendiz em seu quadro de funcionários. O primeiro é o reconhecimento que a inclusão social traz para as instituições, um valor que é cada vez mais cobrado por consumidores e clientes mais conscientes.
O pagamento do FGTS é de apenas 2% para o jovem aprendiz, o que torna a mão de obra mais econômica. Há ainda a isenção da multa rescisória e a dispensa do aviso prévio remunerado.
Vale destacar que a formação dos profissionais jovens permite que a empresa invista em perfis que se alinham mais facilmente à cultura da empresa, podendo contar com pessoas que terão chances de criar uma carreira dentro da instituição, atendendo às principais necessidades que o trabalho possui.
Por fim, um dos grandes benefícios de contratar um Jovem Aprendiz é a chance de descobrir novos talentos. Principalmente em empresas que possuem programas de retenção de talentos, os funcionários mais dedicados poderão integrar a equipe por um grande período, trazendo um grande histórico do trabalho e da empresa, ajudando no crescimento saudável da companhia e economizando tempo e dinheiro com novos processos seletivos.