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A experiência do usuário é fundamental para o sucesso do e-commerce

Especialistas na área destacam a importância de estratégias criadas a partir de dados

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Os últimos anos foram essenciais para o sucesso dos e-commerces. Com o isolamento social, por conta da pandemia de Covid-19, muitos consumidores migraram seus hábitos de compra para o meio online, criando novas formas de compras e descobrindo outras possibilidades.

Para conquistar esses novos consumidores e fidelizar os clientes que já estavam habituados a realizar essas transações no meio digital, os e-commerces precisaram investir para criar a melhor experiência do usuário em suas páginas.

Conhecidas como UX design, essas estratégias oferecem uma experiência melhor ao usuário de seu site, desde a página inicial até o momento de navegar entre os produtos e finalizar a compra. Com isso, aumentam as chances de conversão nas páginas e também a probabilidade de o cliente voltar a fazer negócios com a empresa.

O mundo do marketing digital já comprovou: o UX design ajuda a fidelizar os clientes, algo que é essencial para o sucesso de um e-commerce. Afinal, possuir uma carteira de clientes sólida é uma excelente maneira de ter uma boa reputação e conseguir novas vendas com um baixo investimento.

Como aplicar o UX design no e-commerce

Um dos fatores mais importantes na hora de aplicar o UX design a uma página de e-commerce é fazê-lo orientado a dados. Ainda que as impressões sejam importantes para dar insights, nada deve ser implementado sem testar. Afinal, até mesmo as estratégias que costumam dar certo precisam de uma validação entre os usuários de um e-commerce, pois, enquanto algumas estratégias funcionam para um determinado público, podem não ter o mesmo efeito em outro.

Assim, é bastante recomendado que sejam feitos testes e pesquisas para descobrir o que mais funciona de acordo com o nicho do e-commerce. Isso pode ser feito através de entrevistas, canais de pesquisa ou até mesmo por testes AB, em que diferentes versões são apresentadas, e os resultados são analisados posteriormente.

Além das pesquisas, há a arquitetura da informação, que leva em consideração testes neurológicos para a leitura das informações apresentadas em uma página. Seguir essas recomendações ajuda não apenas a navegação dos usuários, como também é um fator muito importante para o SEO, ou seja, ajuda a posicionar melhor a página nos mecanismos de buscas, uma estratégia para melhorar os resultados orgânicos.

O que um e-commerce deve ter

Entre os pontos mais importantes para o e-commerce, de acordo com as regras que visam a experiência do usuário, estão a facilidade em pesquisar produtos, praticidade em pesquisar sobre a reputação da marca e passar mais segurança para o usuário que planeja finalizar a compra.

Ou seja, o ideal é que a página seja, no mínimo, intuitiva e de fácil carregamento, seja para acessar pelo desktop ou pelo celular.

Há alguns anos, a acessibilidade por celular era vista como um diferencial das páginas. Hoje em dia, é algo muito importante, pois muitos acessos são feitos diretamente pelos smartphones. Com isso, não ter uma página que se adapta ao tamanho da tela e outras questões desses aparelhos, com certeza, fará com que o usuário desista de navegar ou faça compras com menor ticket médio.

Além disso, é essencial que as informações no site estejam sempre o mais atualizadas possível. Não apenas quanto ao estoque dos produtos oferecidos, como também as novidades e os contatos devem ser sempre atualizados. Isso faz muita diferença para transmitir confiança ao usuário.

Já nas páginas de produtos, quanto mais descritivo for, mais fácil será para o consumidor tomar uma decisão de compra. Por isso, além de ter imagens em boa qualidade, é importante ter uma parte descritiva com as principais informações, como dimensões, peso, maneira de usar, entre outras que possam ser importantes para escolher o que comprar.

Como encontrar alguém habilitado para o UX design

Com tantos detalhes, a melhor maneira de aplicar o UX design a um e-commerce é buscar a ajuda de um especialista. Normalmente, o curso de design gráfico oferece algumas noções, mas é importante se certificar de que o profissional possui conhecimentos na área de marketing digital e busca se atualizar.

Afinal, esta ainda é uma área nova e que apresenta novidades constantemente. Estar à frente dos concorrentes nesse caso, muitas vezes, significa olhar para o que já está sendo feito e aplicar testes à sua audiência para otimizar os resultados e conseguir até mesmo diminuir investimentos, quando for necessário.