Muitas vezes, as empresas precisam lidar com clientes que adquirem um produto ou serviço, porém não cumprem com os compromissos financeiros estipulados na negociação. As razões para esse tipo de ocasião são diversas: vão desde problemas financeiros até a insatisfação com o que foi oferecido. Independentemente da situação, é sempre importante a empresa não desistir do cliente e utilizar técnicas de cobrança, pois todo cliente futuramente pode ser importante para o negócio. Confira algumas dicas para lidar com a inadimplência dos clientes.
Conhecer os clientes
É muito importante conhecer o cliente antes de fechar grandes negócios – fazer pesquisas online e análises de crédito ajudam a ter um planejamento sobre as chances de inadimplência. Manter um cadastro de todos os clientes e ter um banco de dados atualizado com o histórico de pagamentos, para poder acompanhar mês a mês a trajetória do cliente, também auxilia a entender melhor se a inadimplência é frequente ou pontual, além do potencial futuro do cliente.
Avise que o vencimento está próximo
Uma política de pós-venda é essencial para ajudar os clientes que perdem o prazo de pagamento. Isso pode ser feito de forma sutil através de um e-mail, mensagem ou mesmo uma visita, dependendo do tipo de negócio. Um bom atendimento ao cliente após a venda também ajuda a evitar inadimplência por insatisfação, por isso sempre esteja à disposição para sanar todas as dúvidas.
Premiar bons pagadores
Adotar um programa de premiação é uma ótima forma de incentivar que o cliente fique em dia com seus pagamentos. Oferecer recompensas ou criar um programa de acúmulo de pontos, que dá direito a receber brindes, ou mesmo condições especiais de venda em longo prazo, é muito eficiente. É importante deixar claro que esses benefícios podem ser perdidos em caso de inadimplência.
Planejar como agir em caso de não pagamento
É importante avaliar o histórico do cliente para entender o que causou a inadimplência, que pode variar de um simples esquecimento até mesmo a problemas financeiros. Montar um bom plano de ação é essencial para realizar a cobrança. A cobrança pode ser feita de duas formas: a primeira é a extrajudicial, em que a própria empresa entra em contato com o cliente para avisar que os valores não foram pagos – muitas vezes, esse primeiro contato já resolve o problema. A segunda opção é a judicial, que é usada em último caso, quando todas as tratativas já foram esgotadas.
Renegociar a dívida
Ser cordial e educado e estar aberto a entender o lado do cliente é um grande passo para a renegociação da dívida. Todo cliente, mesmo um pequeno, pode ter grande potencial no futuro, por isso uma análise criteriosa na hora do acordo é muito importante. Abono de multas e juros, parcelamento, extensão de prazos ou descontos podem ser alternativas para conseguir receber os valores atrasados. Existem empresas especializadas nesse tipo de cobrança que também podem auxiliar na hora da renegociação. O importante é que o cliente e a empresa entrem em um consenso para quitar as pendências.