A maioria das pessoas não faz manutenção em seus carros em casa. Em vez disso, elas os levam a um mecânico profissional tanto para consertar algum defeito como detectar possíveis problemas futuros.
E é justamente esse o papel de uma consultoria contábil. Esses profissionais fazem muito mais do que apenas a declaração de impostos. Eles podem fazer uma avaliação abrangente de suas finanças e criar uma previsão ao longo do ano para manter seus negócios em um estado saudável e próspero.
Mas como escolher um escritório de contabilidade? As 5 dicas abaixo vão ajudar.
1- Obtenha uma visão clara de suas finanças atuais
O primeiro passo para encontrar um bom contador é saber quais são as necessidades reais da sua empresa. Antes de selecionar um profissional independente ou empresa, é preciso reunir suas contas, analisar os dados financeiros para então descobrir que tipo de assistência que você precisa. Considere o seu negócio, o número de funcionários e seu orçamento. Você precisa selecionar alguém que possa lidar com suas contas e a apuração de tributos, entre outras responsabilidades.
2- Encontre um especialista em seu nicho
Encontrar um escritório de contabilidade é fácil. A questão é saber se essa empresa tem a experiência que o seu negócio necessita. Por isso, é de extrema importância que a empresa escolhida tenha um largo histórico de atendimento especializado na sua área de trabalho. Ter um especialista que lida com um nicho específico é a forma mais eficiente de alcançar o sucesso.
3- Procure uma empresa que forneça soluções completas e holísticas
Encontre um contador que seja apoiado por uma equipe de profissionais e que possa atuar como um consultor de crescimento financeiro e de negócios. Essas pessoas se especializam em seu setor ou fornecem uma abordagem holística? A empresa está de olho nas novas tecnologias e metodologias para oferecer o melhor serviço? Encontre um defensor que entenda seus desafios únicos e crie oportunidades.
4- Entenda como a privacidade será protegida
Embora esse traço de caráter possa ser difícil de avaliar, você deve sempre estar atento aos esforços do contador para proteger suas informações financeiras confidenciais. Se você ouvir um profissional comentando negócios e assuntos pessoais de outro cliente, pode apostar que eles discutirão seus negócios com outras pessoas. A privacidade deve ser valorizada em primeiro lugar.
5- Peça explicação sobre conceitos básicos de contabilidade
A contabilidade é a linguagem dos negócios, mas parece que poucos podem realmente traduzi-la para o português. Um bom contador deve ser capaz de explicar de forma concisa os conceitos básicos de contabilidade de uma maneira que você possa entender. Lembre-se, no final das contas, é o seu negócio e qualquer consultor deve apenas fornecer conselhos. Você precisa tomar a decisão e a educação é o primeiro passo para a compreensão.
Mesmo depois de ter escolhido o prestador ideal, é fundamental ainda contar com uma consultoria independente que garanta que o trabalho do escritório de contabilidade seja realizado da melhor maneira possível. Uma equipe especializada irá avaliar os serviços prestados, principalmente os relacionados ao balanço.
Esse time também será capaz de atuar em outras atividades que um escritório de contabilidade não tem experiência técnica, como mudanças estruturais ou operacionais significativas em sua organização: fusões, aquisições, cisões, vendas e reorganizações societárias.
No caso de uma aquisição, a consultoria pode ajudar a analisar seus registros financeiros e verificar seus ativos. Já no caso de uma venda, os profissionais podem dar uma ideia do valor justo de mercado de sua empresa, preparando relatórios e demonstrativos financeiros.
O trabalho de uma empresa de contabilidade é de extrema importância. Faça a melhor escolha!
* Umberto Tedeschi é CEO da Abile Consulting Group, embaixador da Leader X e chairman of the board da Agência Brasileira de Inov
ação e Desenvolvimento Sustentável (Abids). Mais informações no linkedin