Área do Cliente

Notícias

Como empresas e fornecedores podem transformar transações em parcerias

A cadeia de suprimentos é o suporte principal das operações comerciais

Autor: Flávio RibeiroFonte: 0 autor

A cadeia de suprimentos é o suporte principal das operações comerciais. Logo, é extremamente importante que as empresas tenham uma visão completa dos processos e valores defendidos por seus fornecedores. Ainda mais hoje, em que a reputação desses negócios depende não apenas da qualidade de seus serviços e produtos, mas também de seu engajamento, valores e ideais defendidos.

Ainda assim, de acordo com um estudo da consultoria BCI, 69% das companhias não têm visibilidade total sobre sua cadeia de suprimentos. Soma-se a isso o fato de que aquelas que se esforçam para ter um maior monitoramento são limitadas às medidas como performance diária, redução de custos e taxas de produção.

Para ter uma boa compreensão das operações na cadeia de suprimentos, a adoção de um sistema multipartes para a elaboração, negociação, assinatura e gestão de contratos pode ser a solução. Para isso, existem softwares de CLM (Contract Lifecycle Management), cuja proposta é a gestão de ciclo de vida dos contratos. Essa inovação é uma aliada poderosa na obtenção de uma maior transparência na relação com os fornecedores.

A plataforma de CLM possibilita um monitoramento mais completo das transações estabelecidas com fornecedores. Desde a solicitação, pela área interna, da reposição do insumo ou contratação do serviço, até a negociação dos termos do contrato, revisão, aprovação e assinatura, tudo é feito em um sistema centralizado. E, como a vida dos contratos só começa mesmo depois da conclusão, é possível acompanhar e gerir o cumprimento de cada ponto do acordo a partir de um painel intuitivo.

Além do monitoramento, essa tecnologia é uma ferramenta importante no processo de seleção dos fornecedores de uma empresa. Todas as informações necessárias sobre os potenciais parceiros ficam disponíveis nesse mesmo ambiente, otimizando o processo de análise e escolha.

Os negócios que mais vêm ganhando destaque no mercado são aqueles que abraçam a inovação tecnológica e transformam simples transações comerciais em verdadeiras parcerias, reforçando incentivos para a adoção de práticas sustentáveis e de governança. Essa colaboração entre duas partes, empresa e fornecedor, permite com que ambas alcancem os objetivos finais de cada elo da corrente.

*Flávio Ribeiro é CEO do netLex.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Leonardo Stavale (leonardo.stavale@nr7.ag)

Bruno Godoy (bruno.godoy@nr7.ag)

Giovanna Saba (giovanna.saba@nr7.ag)