A gestão de compras de uma empresa é toda e qualquer atividade que envolva organização, planejamento e aquisição de recursos para o negócio. Por isso, é um setor que possui a responsabilidade de fazer o gerenciamento da cadeia de suprimentos de forma otimizada, integrando e estabelecendo o relacionamento entre diferentes elementos e pessoas.
Mas o grande trunfo está em fazer compras assertivas. Parece simples falando, mas é necessário ficar atento a pontos relevantes do processo. O ideal é sempre começar comparando as vendas dos últimos meses e fazendo uma previsão de quanto será necessário comprar para suprir as demandas futuras. Dessa maneira, pode-se evitar excessos e desperdício.
Claro que essa análise só será possível se todas as vendas da empresa estiverem organizadas, ou seja, reunidas em um ERP (Enterprise Resource Planning, um sistema integrado de gestão empresarial) ou planilha. Se houver alguma transação que ficou para trás e não foi registrada, a análise acaba incerta e pode ocasionar compras equivocadas.
Nesse cenário, a vantagem do ERP é a facilidade em compilar vendas passadas, deixando a rotina mais ágil. Com essas informações em mãos e sabendo a quantidade de cada produto no estoque, fica prático construir o relatório com as necessidades de compra. Isso porque ele compara os dados para prever se existe a necessidade de alguma compra para suprir demandas de vendas futuras considerando um período determinado. Um sistema ERP ajuda nessa análise com poucos cliques, diferente da planilha, que gera muito mais trabalho ao lojista.
De forma resumida, temos como exemplo:
Em estoque: 15 unidades
Média de venda nos últimos 3 meses: 10 por mês
Estoque que deve ser comprado para suprir 2 meses de vendas: 5 unidades (São necessárias 20, mas já existem 15 em estoque).*
*É claro que esse seria o estoque exato e necessário caso a empresa venda exatamente 10 unidades ao mês, mantendo o seu histórico de vendas. Não deixe de verificar a necessidade de comprar algumas unidades a mais para possíveis promoções ou campanhas para alavancar as vendas.
Quando um bom planejamento de compras é feito, é possível:
Concluindo, uma boa gestão de compras pode se relacionar diretamente com diferentes setores da empresa, indo do financeiro até o atendimento ao cliente, e impactando essas áreas. Isso porque, quando o negócio não possui a capacidade de atender às demandas do mercado, vai surgir uma queda na competitividade do segmento e na satisfação do consumidor.
Fábio Ieger é empreendedor e apaixonado por tecnologia. Administrador de empresas, sabe o quanto é desafiador o dia a dia para manter um negócio em atividade em um país com instituições financeiras que em nada ajudam o pequeno e médio empresário. Para levar soluções sustentáveis e realistas a esse público, fundou a fintech iCertus, que utiliza dados do seu software de gestão para conceder empréstimo e capital de giro para os que mais necessitam de ajuda, e esbarram em análises injustas. Para mais informações, acesse https://www.icertus.com.br/
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