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Pix: confira as principais vantagens de implementá-lo em seu negócio

Em menos de 2 anos desde sua criação, o Pix já se consolidou como um dos principais métodos de pagamento do país

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

A criação do Pix pelo Banco Central facilitou a vida de muitos brasileiros. Esse novo método de pagamentos entrou em funcionamento em novembro de 2020, e, desde então, ganha novos adeptos todos os dias, consolidando-o como um dos meios mais eficazes e populares de realizar transações bancárias. Além de fácil e rápido, o Pix também possui tarifas reduzidas para pessoas jurídicas, beneficiando tanto os clientes quanto as empresas. Confira os principais detalhes que têm transformado essa invenção na solução de pagamento predileta de todos.

O Pix é um método de pagamento instantâneo que se torna cada vez mais popular desde a sua criação. Um dos principais motivos de ele ganhar tantos usuários é por conta da facilidade e rapidez com que as transações bancárias são feitas através dele. A transferência de dinheiro é instantânea, dentro de alguns segundos, não importando a data e o horário, seja feriado, final de semana ou fora do horário comercial.

Esse é o principal ponto que o diferencia de outros tipos de transações, como o DOC e o TED. Essas modalidades de transferências são realizadas por terceiros (por instituições financeiras), trazendo mais lentidão para cada operação. Caso seja realizado fora do horário comercial (após as 17 horas), a operação só cairá na conta de destino no dia seguinte (em caso de DOC), e pode demorar ainda mais nos casos de TED. Já no caso de pagamento de um boleto bancário a espera para o dinheiro estar disponível para o destinatário pode ser superior a 3 dias.

Além de ajudar a manter o fluxo de caixa, o Pix não possui custos para as transações realizadas por pessoas físicas, o que é uma vantagem sem igual para os usuários comuns que optam pela sua utilização, e por isso é tão importante oferecer essa possibilidade para seus clientes.

Entretanto, as tarifas podem ser aplicadas às empresas que o utilizam, como permitido pelo próprio Banco Central. Essas taxas variam de banco a banco, mas não costumam ser abusivas, como as de outras operações. Na maioria das vezes, é cobrado um valor baixo após ultrapassar um certo número de operações, não interferindo muito na margem de lucro.

Com a utilização de uma solução tecnológica, as transações tornaram-se muito mais ágeis e seguras. Outra vantagem é a utilização das chaves, que são “códigos” que permitem fazer a transação. Enquanto uma pessoa física pode ter apenas 5 chaves Pix, uma pessoa jurídica pode contar com 20 chaves.

Essa funcionalidade é muito importante para fazer transações de maneira simples e segura. É possível cadastrar um número de celular, e-mail, CNPJ, QR Code ou utilizar uma chave aleatória, gerada automaticamente pelo banco. Isso traz mais segurança para as operações e facilita a transferência para o cliente, já que é possível escolher quais dados deseja passar, e não é necessário anotar número de agência e banco, entre outros dados sensíveis.


Descomplicando a forma do cliente pagar por seus produtos ou serviços, é muito mais fácil fidelizá-lo e se destacar entre os concorrentes. Dessa forma, o usuário percebe vantagens de fazer negócios com sua empresa, facilitando a construção de um relacionamento amigável entre as duas partes, aumentando sua margem de lucro com as tarifas mais baixas e um fluxo de caixa mais rápido. Isso facilita até mesmo a calcular índices de desempenho do negócio, como o ROA, que é uma taxa de retorno baseada no lucro da companhia e seus investimentos.

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Marketing de relacionamento: como utilizar essa estratégia para venda de imóveis

Descubra como esse passo da jornada do cliente pode potencializar suas vendas e estreitar seus laços com o cliente que pretende comprar ou alugar um lar

Com o avanço da tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor, o marketing de relacionamento se tornou uma ótima opção para conquistar e encantar novos potenciais clientes, oferecendo a eles mais do que apenas uma boa experiência de compra, mas também uma jornada detalhada, na qual sua dor será sanada com cuidado e dedicação de quem lhe oferece soluções.

Com diversas opções de desenvolvimento, ainda no ambiente imobiliário, o marketing de relacionamento pode auxiliar não só a estreitar a relação entre potenciais clientes, mas também a humanizar o processo de aluguel e compra de um novo lar, tática a qual você conhecerá em mais detalhes a seguir.

Aproximação e identificação

Por se tratar de uma estratégia que envolve o consumidor e toda sua jornada, durante esse processo, o cliente se identifica com o produto e com a marca, ampliando assim sua possibilidade de compra e fidelização.


Para melhor desenvolver uma estratégia, é importante que, como em qualquer ação de marketing, além da definição da persona, a campanha ou ação de marketing supra sua dor, ampliando assim suas chances de sucesso.

Aplicando o CRM imobiliário

Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente, é o nome dado ao caminho do lead até a efetivação da compra, aspecto o qual auxilia tanto os responsáveis pela imobiliária quanto os gestores da campanha de CRM imobiliário.

Ao aplicar esse conceito, a imobiliária desenvolve com maior facilidade uma estratégia para alavancar suas vendas, além de conseguir analisar de forma mais completa a eficácia de seu planejamento atual.

Analisando o CRM com cuidado, a equipe responsável poderá mensurar seus resultados, oferecer soluções mais eficazes, repaginar algumas estratégias e aplicar todas as mudanças necessárias para que seu cliente seja devidamente assistido, ampliando sua satisfação e identificação com a marca em questão.

Solução benéfica para o pré e pós-venda

Além de auxiliar na capitalização e fidelização, a implantação do marketing de relacionamento aumenta as chances de que o cliente torne-se fiel e, além de contar com a empresa sempre que necessário, também indique a imobiliária em questão.

Somando expertises e respeitando todas as etapas da jornada de compra, a tendência é que, além de alcançar novos clientes, os antigos passem a se tornar fiéis à marca em questão.

Ressaltamos que o processo é minucioso e deve ser feito por especialistas, garantindo assim maiores resultados, e o mais importante: clientes ainda mais satisfeitos.