As ferramentas e comodidades que surgem com o avanço da tecnologia vêm acompanhadas de debates pautados na possibilidade de máquinas e sistemas substituírem a mão de obra humana em diversas áreas de atuação. Uma das funções que costuma ser questionada quando se aborda esse tema é a desempenhada pelos contadores. Um estudo realizado no final de 2018 pelo Instituto Sapiens revelou que os contadores estão entre cinco profissões que correm risco de extinção.
Essa percepção se dá devido aos sistemas automatizados e intuitivos que estão cada vez mais presentes no mercado, oferecendo funções acessíveis de contabilidade digital. Por mais que o cenário pareça pessimista, para os especialistas deste segmento, a profissão está longe de ser extinta, é o que acredita Bruno Ramos, proprietário do escritório de contabilidade da Rcont (especialista em infoprodutores, afiliados e Drop Internacional).
“Assim como outras profissões, a máquina não consegue sobrepor determinadas características humanas, como criatividade e inteligência social. O que os contadores devem se atentar, na verdade, é em utilizar as tecnologias a seu favor e se adaptar às ferramentas que vêm surgindo no mercado, com o intuito de proporcionar os melhores serviços para os seus clientes. Mais do que isso, devem se posicionar como parceiros estratégicos atentos às transformações.”, comenta o contador.
Bruno faz parte do sistema de afiliados da eNotas, única solução tecnológica do mercado que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil. Por meio deste programa, é gerado 20% de comissão recorrente dos planos do eNotas Emissor, plataforma voltada para quem vende online e precisa automatizar suas próprias NF-e conectado a um meio de pagamento online e/ou plataforma EAD.
“Poder contar com a eNotas é uma forma de atualizar e automatizar os serviços que prestamos para os nossos clientes, além de promover uma empresa que acredita em profissões que podem se beneficiar com a indústria 4.0, como é o caso de nós contadores”, ressalta Bruno.
Para Christophe Trevisani, CEO da startup mineira, é importante que a solução esteja presente no segmento contábil, pois a importância do profissional de contabilidade segue evidente no mercado, já que, cada vez mais, estes especialistas buscam se posicionar como parceiros estratégicos a medida que se adequam às novas tecnologias, contemplando os mais variados negócios.
“Poder contar com contadores como o Bruno no nosso programa de afiliados demonstra como a eNotas valoriza a presença de profissionais deste segmento no mercado. Acredito que a automatização dos processos deve ser utilizada a favor dos profissionais”, ressalta o executivo. Para mais informações sobre o programa de afiliados da startup, acesse o site por meio deste link.
Com atendimento a empresas de diversos tamanhos e segmentos, a startup mineira tem como propósito oferecer mais liberdade a todas as companhias que querem focar exclusivamente em seus negócios enquanto a eNotas cuida da emissão de suas notas fiscais. A empresa tem conquistado notoriedade no mercado com uma solução que integra o processo de emissão das NF-e com Prefeituras e Secretarias da Fazenda, disponibilizando três produtos para diferentes tipos de clientes: “eNotas Emissor”, “eNotas Gateway - Emissão” e “e-Notas Gateway - Consulta”.
Sobre a eNotas: A eNotas é a única solução tecnológica do mercado que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil, sem o cliente precisar se preocupar com as várias regras de emissão que variam entre as prefeituras. Oferece três produtos: “eNotas Emissor”, plataforma voltada para quem vende online e precisa automatizar suas próprias NF-e conectado a um meio de pagamento online e/ou plataforma EAD; “eNotas Gateway - Emissão”, plataforma que emite NFS-e, NF-e e NFC-e e fornece um canal único de comunicação com a Sefaz de cada estado e mais de 1.300 prefeituras; “eNotas Gateway - Consulta”, plataforma para consultar e monitorar NFS-e e NF-e tomadas e prestadas da empresa em tempo “quase” real. A eNotas cuida das notas fiscais para que seus parceiros possam cuidar do próprio negócio.
NF-e: Nota fiscal de Produto (Comércio/eCommerce)
NFS-e: Nota fiscal de Serviço (Prestadores de serviço em geral)
NFC-e/CF-e (SAT/MFe): Nota fiscal de Consumidor - Cupom fiscal (Varejo em geral)
Informações à imprensa:
SEVEN PR | enotas@sevenpr.com.br