A força de trabalho feminina ainda encontra desafios na sociedade, especialmente quando são mães ou conciliam a carreira com outras responsabilidades. Prova disso é o número de empreendedoras no país e os lares chefiados por mulheres aumentarem ao mesmo tempo.
Dados levantados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) mostram que 3,2 milhões de brasileiras são empreendedoras. Durante a pandemia, esse índice aumentou em 40%. As áreas de atuação dessas mulheres são diversas, mas o segmento de vendas online recebeu um acréscimo significativo.
Segundo o G1, as empreendedoras têm mais facilidade em migrar para o ambiente online, pois apenas 64% dos homens vão para o e-commerce, e, entre as mulheres, a porcentagem é de 72%. Também são elas que vendem mais pela internet, sendo que os ganhos em redes sociais ou aplicativos representam cerca de 75% do faturamento.
A flexibilidade que o universo digital oferece tem relação direta com a escolha das empreendedoras em ocupar esses espaços. Afinal, é nesse lugar que encontram a praticidade e adaptação necessárias para manter em equilíbrio o trabalho e a vida pessoal.
Marketing Digital como vitrine e carreira
As mulheres que são donas do próprio negócio fazem história no Marketing Digital através do pioneirismo no e-commerce. Tendo a internet e os canais de marketplace como ambiente propício para a sua força de trabalho, investem em planejamento e estratégias de “sucesso do cliente” para destacarem o seu negócio e/ou produto em uma área reconhecida pela competitividade.
Mas, além de servir a função principal de vitrine, o Marketing Digital também acaba abraçando a profissão de muitas que buscam um modelo flexível de trabalho. O mercado de comunicação, apesar do histórico de práticas machistas e predominância masculina, tem se tornado um segmento onde a ascensão feminina é incentivada.
Nas corporações e agências de marketing, a diversificação da equipe passou a ser uma necessidade que atende, inclusive, os interesses do negócio, que precisa amplificar a própria capacidade de gerar soluções criativas. Por isso, desenvolvem métodos para atrair e reter profissionais qualificadas no time.
As estratégias inerentes ao setor de Recursos Humanos como a bonificação com cartão premiação para funcionários, plano de carreira, plano de saúde e porcentagem nos lucros fazem parte das medidas adotadas por algumas empresas do mercado para conquistar especialistas em Marketing Digital. As áreas de desenvolvimento web, design e tráfego são algumas das mais procuradas.