Buscando benefícios que atraiam os melhores talentos, as empresas estão adotando cada vez mais os planos de benefícios flexíveis. Com a possibilidade de unir vale-refeição, vale-alimentação e outras funcionalidades no mesmo cartão, é permitido que o próprio funcionário escolha onde colocar mais dinheiro ou quais são os benefícios mais desejados ou necessários.
A medida vem sendo adotada especialmente por empresas que têm uma abertura maior em suas regras, já que algumas companhias possuem em seu regulamento a obrigatoriedade de oferecerem benefícios.
O que são os cartões de benefícios flexíveis
Os benefícios flexíveis são uma maneira de levar aos funcionários uma forma de remuneração mais completa, além do salário padrão. Entre os benefícios, estão o plano de saúde, plano odontológico, ajuda de custo, reembolsos, plano de aposentadoria, entre outros.
Com a facilidade que os cartões oferecem, agora é possível que o próprio funcionário escolha o que deseja. No caso do vale-refeição, por exemplo, é possível escolher o valor que é destinado para os custos com refeição, alimentação ou até mesmo podendo deixar o cartão livre para adquirir qualquer produto.
No entanto, é importante ressaltar que esses tipos de benefícios são uma maneira adicional de remunerar os funcionários, não substituindo os deveres previstos pela CLT.
Vantagens para funcionários e empregadores
As vantagens dos benefícios flexíveis para os funcionários são mais evidentes. Afinal, fica em suas mãos escolher o que querem e como querem receber esses benefícios, dando mais autonomia para direcionar os valores, de acordo com a sua necessidade. Porém eles não são os únicos que aproveitam essa vantagem.
Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, empresas que querem atrair e reter talentos precisam pensar em alternativas que deixem suas vagas melhor avaliadas por candidatos de destaque.
Assim como os trabalhadores buscam atualização constante e novos níveis educacionais para serem a melhor opção para as empresas, o caminho inverso também deve ser feito: a empresa precisa pensar em maneiras de oferecer o melhor ambiente e os melhores benefícios, a fim de despertar o interesse em candidatos de alto nível.
Além disso, funcionários que se sentem satisfeitos com a empresa apresentam entregas melhores, com alta produtividade e maior disponibilidade para alcançar as metas em coletivo. Dessa forma, os benefícios também ajudam a empresa a crescer e alcançar resultados cada vez maiores.