Área do Cliente

Notícias

Smart Routing e a diminuição de recusas em pagamentos online

Podemos dizer que o e-commerce está muito bem no nosso país. Para termos uma ideia, um estudo recente da Retail X feito na América Latina mostra que o Brasil teve o maior crescimento do setor no ano passado

Autor: Vasco PinedaFonte: 0 autor

Podemos dizer que o e-commerce está muito bem no nosso país. Para termos uma ideia, um estudo recente da Retail X feito na América Latina mostra que o Brasil teve o maior crescimento do setor no ano passado, com US$ 8,1 bilhões a mais em relação a 2021. Contudo, um levantamento recente da Opinion Box também mostra o outro lado da moeda: 78% dos consumidores entrevistados costumam não completar suas compras e deixam seus produtos abandonados no carrinho.

São vários os motivos que acarretam em desistências por parte do consumidor no momento final da compra. Mas uma razão não pode existir: questões técnicas que impeçam a realização da aquisição. Alguns sites com gateways de pagamentos de baixa qualidade, por exemplo, podem fazer uma compra ser negada e, consequentemente, representar menos dinheiro na conta do negócio. Porém, há uma tecnologia capaz de reverter esse cenário e converter um maior número de vendas: o Smart Routing.

Vamos entender melhor como funciona a rota virtual toda vez que uma compra é feita via e-commerce. Após o consumidor selecionar seu produto favorito na página, entra em cena o gateway de pagamento, ferramenta que conecta os dados do usuário com a instituição financeira, o que garante que o lojista receba pela transação. Além disso, é por meio dessa solução que é possível escolher o método de pagamento mais desejado.

No entanto, por muitas vezes acontecem erros técnicos durante esse processo e o pagamento não é aprovado, o que frustra o cliente, que fica sem sua mercadoria, e o lojista, que fica sem fechar a venda. Com o Smart Routing, esse cenário muda. A tecnologia é baseada em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), selecionando os melhores caminhos para que a compra seja efetivada.

Dessa maneira, ao se adotar o Smart Routing, o e-commerce passa a lidar com diversos provedores. Caso a compra seja negada em um deles, a tecnologia automaticamente seleciona uma outra opção até que a compra seja aprovada, sempre optando pelo caminho com taxas de aceitação maiores, menores custos de transação e uma melhor experiência. Obviamente que em casos de detecção de fraude a compra é bloqueada em definitivo. Dentre as vantagens da tecnologia, além das maiores efetivações de compra e aumento da taxa de aprovação de pagamentos, o Smart Routing torna as transações mais baratas pois consegue direcionar inteligentemente para quem está cobrando melhor taxa no momento da compra.

Isso só auxilia o e-commerce a prosperar cada vez mais, já que projeções da ABComm Forecast indicam que o crescimento do setor em 2023 será de R$185,7 bilhões, sendo o ticket médio previsto por compra de R$ 470. Para que essa evolução aconteça de forma efetiva, é necessário que os players vão além e invistam em ferramentas estratégicas de mercado, se atualizando e apostando cada vez mais na tecnologia de ponta e, principalmente, na Inteligência Artificial, responsável por importantes etapas em todo o processo de Smart Routing. Assim, além de garantir satisfação e boa experiência aos consumidores, que voltarão mais vezes para fechar negócio, os comerciantes conseguirão garantir mais lucro e investir cada vez mais em sua estratégia de crescimento, o que representa ganho de todos os lados.

*Sobre a Yuno

Yuno é uma empresa de software e infraestrutura para pagamentos completa para empresas. Por meio de apenas um clique em um único painel, o executivo é capaz de habilitar ou desabilitar métodos de pagamento no seu checkout. Além disso, ele pode gerenciar todos os seus recebíveis de forma simples e organizada, combatendo inclusive fraudes. A startup tem como foco os mercados do Brasil, Colômbia e México. Seu time atualmente é formado por 80 profissionais vindos de companhias como Rappi, Ingenico e Worldpay e outros gigantes dos mercados de pagamento e tecnologia.

Vasco Pineda, launcher da Yuno