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Mentoria para empreendedores é abraçada por veteranos do mercado

BM Finance Group é exemplo de empresa jovem que constrói aprendizados a partir dos clientes com mais tempo de estrada

Autor: Helena CarnieriFonte: A Autora

Aprender as novidades com os jovens e ensinar a perseverança, o momento de recuar e o de avançar. Esse é o lema do advogado Luís Otávio Fraz, que coordena a diretoria especial do escritório Fraz Advocacia, de Palmas (TO). Aos 60 anos, ele comemora o interesse dos quatro filhos no Direito, e não perde a oportunidade de passar conselhos assertivos. “Hoje a juventude navega num mundo líquido, e somente quem consegue transitar de forma leve, mas consistente, consegue permanecer no mercado”, explica.

Além dos filhos, ele abraçou o aconselhamento de outros jovens empreendedores. É o caso da consultora financeira Beatriz Machnick, que, aos 32 anos, comanda a BM Finance Group, que atende empreendedores jovens e seniores e está em contínuo aprendizado sobre as diferentes fases e estações que cada negócio enfrenta. “São os nossos clientes ativos que nos validam, criticam, promovem e indicam, e considero muito valioso cada ensinamento que tiro das consultorias que realizo ao redor do Brasil”, comenta a jovem.

Beatriz encontrou um nicho que precisava muito de orientação financeira e de gestão: escritórios de advocacia. “Todo advogado acha que entende de ganhar dinheiro e comandar uma empresa, mas não é verdade”, comenta o advogado Luís Otávio, um dos clientes da BM, com mais de 30 anos de experiência no mercado da advocacia.

Além da consultoria que já ajudou centenas de empresas, a BM oferece ainda a terceirização de departamentos financeiros, voltada tanto a escritórios de advocacia como empresas de outros ramos do setor de serviços e do varejo.

Entre os conselhos trazido pela experiente jornada, Luís Otavio reforça a importância de trabalhar em equipe e que hoje a “advocacia não se faz sozinho”. Outra recomendação é investir em assessoria de imagem, financeira e de gestão. “Contabilidade, controles e marketing são questões que devem ser realizadas por quem entende e isso libera o profissional para suas pesquisas e atuação na atividade fim do negócio. Terceirizar a gestão traz leveza para o escritório.”

Por fim, o advogado explica que advogar vai muito além da prestação de um serviço jurídico. “O que eu posso fazer que demonstre empatia, confidencialidade, confiança e cumplicidade com o meu cliente? É isso que irá tornar a relação fiel e sustentável a longo prazo”, opina.

Beatriz concorda e aplica os ensinamentos e trocas do dia a dia com centenas de advogados: “A gestão profissional vem para fortalecer os escritórios, trazendo técnicas e melhores práticas que vão além da atuação jurídica”.

*Beatriz Machnick é professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. CEO e fundadora da BM Finance Group com sede em Curitiba e filiais no Rio de Janeiro e Nova York. Com atuação em todo o Brasil desde 2012, a executiva é pioneira na metodologia de Formação de Preços na Advocacia, sendo autora da tríade dos livros de gestão na advocacia: Gestão Financeira na Advocacia – Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014). Beatriz Machnick é também professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil.