No competitivo cenário dos negócios, a atenção aos detalhes se tornou um fator crucial no atendimento ao cliente. Com esses pequenos elementos que as empresas são capazes de oferecer uma experiência diferenciada e personalizada aos seus clientes, estabelecendo um vínculo ainda mais forte e duradouro.
A capacidade de observar e compreender os detalhes pode fazer toda a diferença no sucesso de uma interação, pois demonstra cuidado, profissionalismo e um compromisso genuíno em superar as expectativas do cliente.
De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), que realiza cursos e palestras há mais de vinte anos, a atenção aos detalhes transcende a mera competência técnica e pode ser considerada um diferencial fundamental para alcançar a excelência no atendimento ao cliente. “A Disney, por exemplo, acredita que não é necessário, apenas, atender às expectativas dos clientes. É preciso exceder as perspectivas prestando atenção em cada detalhe. Quando alguém já foi dez vezes para os parques da empresa, e mesmo assim continua marcando passeios por lá, é porque essa pessoa vê novos detalhes a cada visita. Isso traz o sentimento de satisfação, pois excede a expectativa dos visitantes”, relata.
Para o especialista, a atenção aos detalhes pode compensar eventuais falhas que tenham acontecido em outras ocasiões. “Se em algum momento aconteceram erros, falhas ou atendimentos ruins, a preocupação com detalhes básicos irá se sobressair, humanizando a relação entre empresa e consumidor. O simples fato de saber o nome de quem estamos atendendo já é um grande diferencial nos dias de hoje”, pontua.
Slivnik acredita que alguns cuidados devem ser levados em consideração para evitar deslizes durante o atendimento. “O principal ponto é contar com uma escuta ativa, que é quando genuinamente ouvimos aquilo que a outra pessoa tem a dizer. Para mostrar que demos atenção aos problemas relatados pelos consumidores, precisamos formular perguntas que indiquem que, de fato, existe um interesse na resolução dos pontos apresentados”, revela.
Por fim, o vice-presidente da ABTD aponta que empatia e um atendimento individualizado são pontos cruciais para demonstrar atenção aos detalhes. “Não existe a possibilidade de um bom atendimento sem empatia. Isso significa atender as pessoas de forma personalizada, entendendo suas individualidades e como cada um gostaria de ser tratado. Se o processo for extremamente robotizado, não existe um diferencial que chame a atenção dos clientes”, finaliza.
Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br