A quantidade de entusiastas do esporte está em constante aumento. De acordo com a pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, aproximadamente, 30,1% dos brasileiros praticaram atividade física, seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 150 minutos por semana. Esse número representa um aumento, em relação aos 22% do ano anterior.
A inclusão da prática esportiva no dia a dia pode se dar de várias formas. Há quem pratique um esporte de forma descompromissada, por exemplo, como jogar tênis aos fins de semana, mas há também quem leve o negócio mais a sério. Inclusive, essas pessoas chegam a viajar com um objetivo que esteja relacionado ao esporte.
O que é o turismo esportivo?
O turismo esportivo consiste em viajar para um ou mais lugares, fora do local de residência, com uma finalidade que é parcial ou totalmente relacionada ao esporte. Por exemplo, pode ser para visitar um local relacionado ao esporte, como o Museu do Futebol ou o Estádio do Pacaembu, em São Paulo, ou para participar de uma competição, como a Maratona de São Silvestre.
O turismo esportivo é bastante associado às viagens de torcedores que vão ao exterior para assistir aos jogos de seus clubes. Quando, por exemplo, os torcedores do Flamengo foram assistir à final da Copa Libertadores. Mas o turismo esportivo é muito mais do que isso. Também pode ser um curso de alguma modalidade, um intercâmbio em um outro clube, etc.
Os interessados nesse tipo de turismo podem necessitar de equipamentos especiais para competir, como uma pistola airsoft full metal vigor spring pt92 v22 6mm para quem pratica airsoft. É bom verificar com a companhia aérea qual a melhor forma de transportar a sua bagagem especial.
Por que investir no turismo esportivo?
O turismo esportivo proporciona uma experiência única, unindo a paixão pelo esporte com a oportunidade de explorar novos destinos e culturas. Os turistas têm a chance de vivenciar momentos emocionantes, como a vitória do seu time ou a quebra de um recorde, participar de eventos esportivos de renome, mesmo que sem a intenção de ganhar, interagir com outros atletas reconhecidos, entre tantos outros benefícios.
É uma forma enriquecedora de viajar, onde o esporte se torna uma porta de entrada para vivenciar experiências inesquecíveis.