Área do Cliente

Notícias

Do escritório aos negócios: ultrapasse o desafio da administração à distância

Liderar é ação e palavra bonita, especialmente para as mulheres que trabalham e empreendem no século XXI, tempo de muita mudança tecnológica e impactos nas formas de administrar empresas e os mais diversos negócios

Autor: Isabela BrisolaFonte: A Autora

Liderar é ação e palavra bonita, especialmente para as mulheres que trabalham e empreendem no século XXI, tempo de muita mudança tecnológica e impactos nas formas de administrar empresas e os mais diversos negócios. Digo isso, porque gerencio minha empresa à distância – e olha que já passamos do período de pandemia. Há, inclusive, para isso uma série de softwares que permitem a gestão empresarial à distância. Mas não é disso que estou falando. Quero tratar aqui do fator humano envolvido nesse desafio.

Para conseguimos administrar uma empresa assim, a organização e a preparação da equipe são dois fatores que vão garantir o sucesso ou o fracasso do seu negócio. O time é o que coloca tudo em funcionamento e, por isso, acompanhar pessoas da equipe que ficam na supervisão é um trabalho que deve ser feito antes, durante e depois da gestora ou gestor se distanciar. Essas pessoas são estratégicas e devem ter e levar adiante a mesma visão que você tem do seu negócio, pois assim não terá problemas ou desafios insolúveis no crescimento e expansão do empreendimento.

Nessa direção, acredito que pessoas muito centralizadoras tenham mais dificuldades em dar autonomia aos demais, porque têm dificuldade em delegar e confiar. Confia-se em quem ensinou bem a pessoa que ficou no espaço físico da empresa e, eventualmente, coordena o grupo.

É importante desenvolver uma cultura da confiança, mas a disciplina é o pilar que sustenta essa relação. Estabelecer dia, horário e ter o tempo de planejar as estratégias de crescimento em conjunto faz toda a diferença. Como não há o controle presencial, é essencial ter confiança nas pessoas que exercem o cargo de liderança.

Mas não adianta esquecer quem é o responsável pela empresa. Como líder principal, o empresário sempre terá um olhar estratégico e visão para novas áreas e as novas contratações – e isso ninguém assume em seu lugar.

Seja o mentor central e não esqueça oportunizar formas para crescimento. A ideia de evolução constante é uma chama que deve estar acesa na empresa sempre!

Então, para obter e assegurar produtividade com crescimento, seguem alguns passos que tenho observado como verdadeiros divisores de água para o que tudo transcorra bem:

- Tenha organização uma boa pessoal e como gestor/gestora;

- Promova treinamentos para equipe e momentos de interação com o objetivo de motivar e engajar o time;

- Dê feedbacks de forma individual e personalizada;

- Estabeleça metas e objetivos entendidos por toda a empresa;

- Pense nas formas de crescimento do funcionário dentro da organização e não apenas no crescimento seu como chefe.

E fique atento aos resultados que virão. Produtividade deve gerar faturamento e vice-versa. Quando se atinge o equilíbrio entre esses dois fatores na equação, o seu negócio está garantido, mesmo que você esteja longe fisicamente, mas presente nas ideias.

*Isabela Brisola é advogada fundadora do Brisola Advocacia e empreendedora. É especialista em Direito Previdenciário.

Sobre Brisola Advocacia Associados – Focada em direito previdenciário, a Brisola Advocacia Associados foi fundada em 2009 com o objetivo de garantir os direitos dos beneficiários do INSS. Seus principais clientes decorrem da necessidade da aposentadoria por tempo de contribuição, com ênfase na aposentadoria especial. Atendem também outras solicitações relacionadas ao tema, como, por exemplo, benefícios por incapacidade, auxílio-maternidade, pensão por morte, entre outros. O escritório conta com sete advogados e também atende direito civil, direito da família e direito sucessório, além de causas trabalhistas.