Área do Cliente

Notícias

Transformação digital: o que é o conceito e como pode ser aplicado em diferentes setores

Adotar tecnologias para solucionar problemas operacionais deixou de ser opcional, agora é medida crucial para qualquer empresa

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Hoje em dia, aderir a novas tecnologias já se tornou uma questão de sobrevivência no meio empresarial. O que a princípio começou como meros recursos para facilitar atividades específicas evoluiu para uma verdadeira revolução na forma de as corporações conduzirem seus negócios, um fenômeno conhecido como transformação digital. Apesar de parecer apenas um conceito para definir a chegada da tecnologia, a ideia vai muito além disso.

A transformação digital é uma mudança de mentalidade, visando solucionar diferentes processos operacionais com ajuda de recursos tecnológicos. A tecnologia deixa de ser somente uma ferramenta e passa a ser uma parte ativa do todo, assumindo um papel estratégico central. Isso significa que todas as atividades da empresa giram em torno disso e precisam ser planejadas de acordo com as possibilidades proporcionadas pelo digital.

Aplicar diferentes tecnologias no ambiente corporativo é muito vantajoso em médio e longo prazo, mas também envolve mudanças radicais em toda a operação. De início, é comum que as empresas enfrentem dificuldades técnicas e até mesmo uma certa resistência por parte dos colaboradores, pois tudo que é muito novo costuma ser assustador. Contudo, com empenho e um bom tempo de adaptação, é possível tirar máximo proveito desses recursos.

Aplicação em diferentes setores

Apesar de cada setor do mercado ter um direcionamento completamente diferente, a tecnologia não muda e costuma ter o mesmo propósito em todos eles. Sendo assim, toda empresa pode tirar proveito da transformação digital, independentemente do seu segmento e área de atuação.

É claro que existem tecnologias que são mais apropriadas para cada setor, de acordo com sua atividade. Contudo, quase todas giram em torno dos mesmos recursos, protagonizados pelas inteligências artificiais e pela automação de processos. Aplicando essas ferramentas na rotina operacional, torna-se possível tornar certas atividades mais simples automáticas, permitindo que os colaboradores direcionem seu foco para funções mais prioritárias. Esse é apenas um exemplo de como a transformação digital vem otimizando o ambiente de trabalho.

A transformação digital evoluiu a tal ponto que até mesmo o ramo de imóveis vem usufruindo de recursos tecnológicos. Através de plataformas virtuais, é possível encontrar um apartamento à venda em Perdizes, por exemplo, sem sair de casa! Os interessados conseguem conferir quaisquer informações sobre o imóvel remotamente e, em alguns casos, até mesmo visitar representações tridimensionais do apartamento, diretamente do computador ou smartphone.

São esses tipos de recursos que vêm transformando todos os setores do mercado. A tecnologia não é mais um assunto do futuro, mas já faz parte da realidade do meio corporativo. As empresas devem começar a ter essa mentalidade desde já para não se tornarem obsoletas em um futuro próximo.