1) Em primeiro lugar deve-se perguntar: Será que estou satisfeito com os clientes que tenho? A resposta para esta pergunta poderá conduzi-lo a novos caminhos até então não e...
xplorados por você. Muitas vezes aceitamos situações desfavoráveis quando “as coisas não estam tão bem”, direcionando o “de quem é a culpa?” para os outros, que desta forma respondem imediatamente com o descaso ou desinteresse, daqueles que possuem um universo de alternativas melhores do que a sua para continuar comprando serviços ou produtos. O despertar para manter clientes ativos, depende do seu gostar e acreditar no que faz, para que diariamente lute pelo reconhecimento da sua importância na base do mercado que você explora para que ele o aceite como alternativa mais viável.
2 ) Alguém deve ter mensurado a importância de se dispor de tecnologia no trato com o cliente, coisas do tipo, dados cadastrais, levantamento e tabulamento dos gostos básicos de cada potencial consumidor, planejamento minucioso e marketing em cima das ações que façam com que se retenham clientes em carteira. Tudo isso é importante, e de certo o conduzirá a organização e dinâmica pratica, do tempo adequado para se fazer lembrado periodicamente. Em tese usar tecnologia, para manter relacionamentos por longos períodos, será um dos instrumentais cada vez mais expressivos e importantes para a pratica do fornecimento de informações que propiciem desenvolver ações por perfil dos diversos clientes que compõem uma carteira de negócios.
3) Você tem um site... Se positivo ótimo, mas será que ele consegue se comunicar tanto com novos mercados, como com os velhos? Pense nisso, pois a internet, pelo seu baixo custo e crescente índice de acessos pode lhe facilitar a busca de novos e ao mesmo tempo ser um canal permanente de comunicação com a base conquistada. Para tanto desenvolva formulas para que seus clientes tenham interesse em acessa-lo, criando um ambiente de troca e consulta dentro das atividades que envolvem o negocio, criando espaços alternativos para busca de melhorias e portanto reduzindo a insatisfação do seu consumidor....
4) Lembre-se do diferencial do Seu José, o padeiro da esquina. Sim, o velho seu José, que vende o pãozinho a R$ 0,30 contra os R$ 0,22 oferecido pelas grandes redes de supermercado e que mesmo assim consegue retê-lo como cliente. O produto do Seu José é tão bom quanto o do concorrente, mas o concorrente não o conhece pelo nome, não fica escutando a suas “fantásticas historias”, e nunca conseguira substituir aquela sensação de “estar em casa”, ao lado de uma cervejinha, assistindo a um bom futebol.
5) Teu cliente adora novidades...e você é claro, todo dia deve estar reservando um pequeno espaço do seu tempo para produzir o encanto, a paixão dele por você. Crie coisas diferentes, independentemente da sua atividade, coisas do tipo oferecer um caldo digestivo antes do almoço comercial, um docinho caseiro com cafezinho, um curso com uma oportunidade de trabalho, um cachorro quente com sobremesa. Faça alquimia dentro de um mercado altamente competitivo, estabelecendo ações especificas para clientes novos, para clientes velhos.
6) Você esta começando. Aprenda visitando os melhores do seu mercado. Vista-se como cliente, capte os seus pontos fortes. Traga- os para sua mesa, reprocesse com o seu toque especial na expectativa de fazer melhor. Produza o seu próprio laboratório de soluções, sozinho ou em equipe, consiga antecipar as novidades.
7) Quando você se deparar com um grande problema trazido por um único cliente...nunca o trate como um caso isolado, desconsiderando suas queixas. Estude uma solução não somente para satisfaze-lo mas que o coloque entre os mais satisfeitos. Entenda também que um único cliente, esclarecido de direitos, pode por em risco tudo que você construiu, através de um simples comunicado em rede de internet.
8) Defina alem dos limites da sua atividade operacional. Participe da comunidade, da região que abrange o seu mercado. Demonstre para o seu meio que a sua vocação transcende as atividades inerentes ao seu negocio. Sua preocupação deve ser ampliada para produzir o bem da sua comunidade com ações que não só sejam percebidas pelo seu mercado (seus clientes), mas que demonstrem sua intenção de criar melhorias que por fim acabarão compondo novas bases para o seu negocio.
9) Pense no negócio do cliente. Demonstre seu conhecimento para poder orienta-lo rumo a melhorias de performance do seu mercado alvo. Patrocine de alguma forma, coisas que venham a somar nas atividades daqueles que você depende. Nem sempre você atingirá a todos por via direta.
10) Lembre-se da velha frase: Quando precisei não tive ninguém ... e defina o tamanho do cliente que você quer ter, ajudando-o quando ninguém mais aposta nele. Apenas a titulo vivo, saia da sua mesa e visite o sistema de uma tal casa “estado do nordeste”, especializada em eletrodoméstico e entenda que o sucesso pode acontecer, independentemente da época, do perfil do consumidor, do produto. O estado do seu cliente, depende da sua disposição de aprender sobre o que ele precisa, em cada fase da sua necessidade.