Área do Cliente

Notícias

Como controlar o orçamento e ter uma vida financeira saudável?

Para especialista, controlar os gastos é questão de planejamento e organização

Estabelecer um controle do orçamento mensal é fundamental para construir uma vida financeira saudável.

A coordenadora da rede social Investmania e especialista no assunto, Aline Rabelo, afirma que deixar suas contas em dia é questão de ter planejamento e organização.

É preciso anotar suas despesas e receitas, ou seja, os gastos e quanto dinheiro você tem.

Se as despesas estiverem maiores que as receitas, é preciso cortar custos desnecessários. Já se o dinheiro estiver sobrando, pode ser uma oportunidade de poupar capital.

Em caso de haver necessidade de se apertar os cintos, planilha de controle do orçamento oferecida pela bolsa de valores de São Paulo divide os gastos, por exemplo, em despesas fixas (como o aluguel da casa ou a prestação do automóvel), variáveis (que podem ser reduzidas, como a conta de luz), extras (que são ocasionais como uma ida ao dentista) e adicionais (viagens, cinema, lazer em geral). São por essas últimas que o corte deve começar.

Aline alerta que uma simples ida "despretensiosa" ao shopping pode se transformar em uma grande pesadelo quando chegar depois a hora de pagar a fatura do cartão de crédito.

A solução é sempre sair às compras com um objetivo definido, ao invés de comprar e não se desviar dele. Uma lista de compras é uma opção.

 

Colaborou Arthur Gandini, estagiário do R7