O mundo corporativo é muito competitivo. Para que uma empresa tenha sucesso e consiga se estabelecer no mercado, é preciso que ela tenha uma equipe engajada, um bom planejamento, saiba definir quais são seus objetivos e as estratégias necessárias para bater metas.
Porém, nem toda organização consegue atingir seus alvos e acaba obtendo resultados insatisfatórios, o que a fragiliza diante de um mercado sempre muito competitivo. Nessa situação, muito se perguntam: qual caminho seguir para obter os resultados que a companhia deseja?
Ben Horowitz, empreendedor norte-americano e autor de renomados best sellers, afirmou a importância dos gestores focarem sempre em pessoas, produto e lucro, nessa ordem exata. Ou seja: para obter resultados, é essencial construir uma equipe de qualidade e mantê-la motivada.
E como fazer isso? Neste artigo, selecionamos as 7 melhores dicas para manter um time engajado e comprometido com o sucesso da empresa.
Antes de tudo, é importante conhecer os motivos que podem impedir a organização de bater metas. Podem ser fatores internos ou externos, mas é preciso identificá-los para buscar novas estratégias e fazer de tudo para fortalecer os negócios.
Um dos pontos que precisam ser observados é o mercado. Por mais que ele seja incerto e imprevisível, a empresa precisa estar preparada para identificar as tendências e estabelecer um planejamento para conseguir aproveitar ao máximo qualquer oportunidade.
Quando o mercado está ruim, a demanda diminui. Portanto, é bem mais difícil alcançar as metas da organização. Mas esse fator não deve ser desculpa para a improdutividade. Cabe aos profissionais buscarem alternativas criativas na busca por melhores resultados.
Quando um líder tem o desempenho insatisfatório, ele compromete o resultado de toda a organização. Afinal, os demais empregados seguem o exemplo do gestor e reduzem sua capacidade produtiva, o que reflete nos resultados corporativos.
Ainda, um líder ruim pode desestimular toda a equipe, contribuindo para que os colaboradores não consigam atingir as metas.
Uma empresa mal organizada não somente terá dificuldade em bater metas, mas também terá problemas na hora de estabelecê-las. Sem objetivos bem definidos e recursos adequados para alcançá-los, é impossível obter ganhos significativos para os negócios.
A má organização pode comprometer o orçamento, a produção, o planejamento e, consequentemente, os resultados.
Agora que você já sabe os principais motivos que impedem sua equipe de bater metas, vamos apresentar 7 dicas fundamentais para qualquer organização alcançar seus objetivos.
Dissemos anteriormente que uma empresa mal organizada pode ter dificuldade em estabelecer metas. Portanto, se ela pretende que seus colaboradores consigam atingir os objetivos propostos, ela deve saber onde quer chegar.
As metas precisam ser desafiadoras. Quando ela é facilmente alcançada, torna-se rotina e não motiva a equipe. Entretanto, não adianta definir um meta que dificilmente será batida, isso deixará os colaboradores frustrados. A organização deve encontrar um meio termo.
Além disso, uma boa meta deve ser:
Nunca é demais bater nessa tecla: os colaboradores são os principais responsáveis pelas vendas da empresa. Portanto, devem ser motivados e estimulados a atingir os seus objetivos.
A empresa pode mostrar o quanto valoriza o colaborador investindo em benefícios e treinamentos. Segundo a pesquisa Hábitos Financeiros do Trabalhador Brasileiro, 82% dos entrevistados considera a política de benefícios da empresa com um fator importante ao buscar uma vaga de emprego.
Invista nesse ponto para encontrar e reter talentos, que farão a diferença para sua companhia..
Os funcionários também devem ser reconhecidos pelos seus esforços. Principalmente se um deles, ou uma equipe, conseguir bater metas.
Portanto, celebrar os resultados alcançados é fundamental para incentivá-los a continuar se esforçando. A empresa pode utilizar os meios de comunicação interna para divulgar as conquistas e evidenciar os esforços dos responsáveis.
Além disso, é importante que eles sejam recompensados. Investir em políticas de participação nos lucros ou premiações para os colaboradores que atingiram as metas é uma boa forma de motivar a equipe.
Estabelecer uma cultura de diálogo entre líderes e liderados pode ajudar a empresa a ter melhores resultados. Quando o empregado tem liberdade para expor suas dificuldades em alcançar os objetivos, ele se sente mais seguro para encontrar soluções.
Ainda, o líder tem a oportunidade de dar feedbacks aos empregados. Essa prática ajuda os colaboradores a descobrirem como a empresa enxerga seu desempenho e como ele pode direcionar seus esforços para se aprimorar.
A liderança tem um papel fundamental no engajamento e na motivação da equipe. Isso porque a equipe acaba refletindo o perfil do gestor. Se a pessoa que estiver no comando não for confiável, os colaboradores terão dificuldade em cumprir seus objetivos.
O líder deve ser visto como um exemplo a ser seguido. Os funcionários devem acreditar nele, tendo liberdade para estabelecer um diálogo e solicitar o feedback.
Além disso, o gestor deve contribuir para a motivação da equipe, fazendo o que estiver em seu alcance para ajudá-los a atingir as metas. Deve mostrar que todos fazem parte de um time que segue em uma mesma direção.
A organização também deve acreditar no potencial dos colaboradores. Oferecer oportunidades para subir de cargo e aumentar o salário é um dos meios de incentivá-los e mostrar que são valorizados.
Mas, para que isso aconteça, deve-se observar os profissionais que apostam no próprio desenvolvimento e investem na própria carreira. Esse perfil de trabalhador está sempre aprofundando seus conhecimentos por meio de cursos, estudos e capacitações. Valorizando atitudes assim, a empresa evita que ele busque outras oportunidades no mercado.
Para atingir os melhores resultados possíveis, os colaboradores precisam estar sempre se capacitando e aperfeiçoando suas habilidades. A empresa pode ter um papel mais ativo nisso, concedendo oportunidades para que eles ampliem seus conhecimentos.
Fazer parcerias com faculdades ou escolas que ofereçam cursos nas áreas de atuação da empresa é uma boa ideia. Se a empresa estiver disposta a investir na qualificação do profissional, ele reconhecerá isso e utilizará seus talentos para atingir os melhores resultados. Mesmo que a organização não possa arcar com as despesas, ela pode disponibilizar um tempo do colaborador para que ele faça um curso online, por exemplo. O importante é investir no potencial e aguardar os resultados.
Que tal reunir sua equipe e discutir a aplicação dessas 7 dicas? Como dissemos, Investir é o fundamento das organizações bem-sucedidas. Com funcionários satisfeitos e motivados, os resultados da sua empresa seguirão apenas uma direção: o teto dos indicadores!