O que começou como uma tradição americana é agora um fenômeno mundial. Consumidores de todo o mundo esperam o momento para comprar aquilo que passaram os últimos meses pesquisando, assim como presentes para o Natal.
Uma pesquisa realizada com mais de 400 profissionais de varejo nos Estados Unidos, a Yieldify, plataforma que mede conversões de e-commerce, indica que os varejistas esperam que a receita da Black Friday neste ano seja 25% superior a 2018. Outro recorte da pesquisa mostra que 22% dos negócios, que foram entrecistados, estão optando pela Black Friday por completo e oferecerão descontos menores do que seus concorrentes.
EVITE FILAS
Embora uma loja possa chamar a atenção dos clientes para o interior de suas lojas, poucos estão dispostos a perder tempo com filas. Por isso, varejistas como o Walmart, Macy´s e Target pretendem ajudar seu público equipando seus funcionários com dispositivos móveis. Assim, os compradores podem digitalizar e pagar por itens nos próprios smartphones, diretamente com os vendedores ou pelo aplicativo da loja com seu aparelho pessoal.
Os varejistas esperam que as mudanças tornem as compras nas lojas menos incômodas e com menos filas, que por muitas vezes, podem irritar os compradores, que deixam a loja de mãos vazias e gastam seu dinheiro em outro lugar.
O PODER DO APELO NATALINO
O final de novembro costuma ser a época do ano em que as pessoas começam a organizar suas compras de fim de ano. O entusiasmo do Natal começa a surgir, os enfeites estão por toda a parte e navegar na internet em busca de oportunidades se torna um passatempo para muitos consumidores.
Aproveitar esse clima para criar novas abas dentro do e-commerce pode ser uma forma de atrair esses internautas. Criar guias de presentes, seleções e opções setorizadas são algumas das estratégias utilizadas. Muitas lojas, inclusive utilizam a figura do papai Noel para atrair famílias e crianças para o varejo físico nesta época.
LEVE O CLIENTE PARA A LOJA COM O CLIQUE E RETIRE
Embora estejam espalhadas por todo o varejo, as promoções on-line são as que mais atraem os consumidores. Grandes marcas como a Best Buy, a Macy's, a J.C. Penney e a Target tiram vantagem dessa preferência, mas não deixam de levar esse mesmo público para dentro de suas lojas físicas transformando-as em centros de distribuição.
Como é de se esperar, é comum se deparar com gôndolas e prateleiras vazias neste período dada a grande quantidade de ofertas. Mas, essas grandes varejistas trabalham para que suas lojas estejam amplamente abastecidas, especialmente para receber aqueles que aproveitaram a data para comprar pela internet.
Com a opção do clique e retire, essas varejistas oferecem uma retirada expressa em uma de suas unidades na tentativa de induzir novas compras no ponto físico. Em 2017, por exemplo, apenas 400 lojas da Best Buy faziam parte da operação clique e retire. No último ano, 1 mil lojas passaram a oferecer a função.
DÊ SPOILERS DE SEUS DESCONTOS
A Best Buy, o Walmart, a Amazon e a Target têm o hábito de estender o clima de descontos ao longo de vários dias que precedem a data clássica, que costuma ter início na quinta-feira, se intensificar na sexta-feira e se estender até o domingo seguinte.
Alguns vazamentos de anúncios podem ocorrer entre outubro e os primeiros dias de novembro, como os primeiros sinais de quedas nos preços, geralmente por meio de grandes impressões de jornais ou também on-line, despertando no consumidor novos desejos do que e onde comprar e quanto gastar.
Ou seja, tanto para o lojista quanto para o consumidor, a Black Friday é mais do que apenas um frenesi de vendas de um dia, ou até mesmo uma longa tradição de fim de semana. É um mês inteiro de economia, se você souber onde comprar e quando apertar o botão de checkout.
Além de antecipar alguns descontos, também é interessante criar um certo senso de urgência em torno de suas ofertas da Black Friday. A Bath & Body Works, por exemplo, se vale do chamado “sneak peek”, na tradução para português, uma espiada.
Em posts do Instagram, a empresa apresenta alguns kits que entrarão em promoção e seus respectivos valores, e orienta seus consumidores a criarem alarmes para não perder a oportunidade.