No mundo da concorrência é preciso ter um diferencial para ser a empresa escolhida pelo consumidor. Cada ramo tem sua estratégia de resgatar novos clientes, porém, existem algumas ferramentas que podem ser usadas para todos. O setor de relacionamento da Rede UNNO reuniu sete dicas para conquistar uma nova clientela e começar 2020 com os negócios a todo o vapor.
1. O boca a boca
Quando um cliente está satisfeito e satisfeito com um produto ou serviço, existe uma tendência humana natural de compartilhar essa experiência com pessoas de seu círculo de confiança e influência – família, amigos, colegas, vizinhos e, às vezes, estranhos. É a forma mais antiga de marketing e publicidade usada pelas empresas desde o início do mundo. Embora possa trazer resultados mais lentos que a publicidade, ainda funciona muito bem.
2. Atendimento
Os funcionários do varejo são parte integrante das iniciativas da empresa em prol de atrair clientes. Eles são a extensão humana da marca e um pilar do relacionamento que a marca tem com os consumidores do negócio. Relacionamentos fortes significam mais compras repetidas. Por isso é importante saudações calorosas e acolhedoras, funcionários educados e gestos atenciosos. Segundo pesquisa realizada pela NeoAssist, 87% dos entrevistados deixaram de comprar em um estabelecimento por conta do atendimento ruim.
3. Identifique seu público
É importante entender para quem está vendendo, quem é o alvo do negócio? Existem muitos tipos de consumidores e uma das primeiras estratégias de um negócio é saber identificá-lo. Independente do nicho, é preciso estar por dentro das tendências e oferecer ao cliente tudo o que há de mais atual no mercado.
4. Experiência Personalizada
A tecnologia, tanto no âmbito on-line quanto no físico, está tornando a personalização mais acessível a varejistas de todos os tipos. Investir nesta tecnologia pode ser o “up” que o negócio precisa. Compras pela internet e aplicativos de supermercado tem sido primordial para alguns perfis de consumidores que gostam de receber seus produtos no conforte de casa.
5. Descontos e promoções
Outra forma famosa de atrair clientes são as ofertas! Hoje, além das promoções, alguns varejistas oferecem o clube de vantagens. Este sistema disponibiliza ao cliente algum tipo de “mimo” sempre que a empresa for escolhida por ele. Através der um cadastro básico com CPF, o consumidor pode desfrutas de descontos exclusivos e, em alguns casos, concorrer à viagens através de uma contagem de pontos que se acumula conforme a freqüência de compras na loja.
6.Criação de Laços
Dê aos clientes um motivo para retornar à loja. Degustações para os que estão no ramo alimentício, ou mostra de novos produtos lançados no mercado. Quanto mais um cliente visita sua loja, maior a probabilidade de fazer compras. A criação de confiança gera vendas.
7. Pós-Compra
Tratar os clientes como seres humanos, em vez de números de vendas, é extremamente importante para mantê-los fiéis à marca. Uma maneira de desenvolver esses relacionamentos é através das comunicações pós-compra. Em vez de pegar o dinheiro de um cliente e focar sua atenção na próxima venda, use as comunicações pós-compra para manter a conversa, fornecer valor e demonstrar apreço pela lealdade. Isso fará com que os clientes desejem retornar à sua loja em vez da concorrência.