Existem diversas definições de liderança.
Para mim, liderança é a habilidade de unir pessoas em prol de um objetivo comum.
Liderança é uma das habilidades mais antigas e importantes dos seres humanos. As grandes conquistas da humanidade envolveram liderança de um grupo. Desde os tempos antigos em que povos dominavam uns aos outros por meio de um líder conquistador.
Nos tempos modernos as lideranças estão nas empresas, governos, escolas, associações, organizações não governamentais e nas mais diferentes áreas da sociedade.
Um grupo organizado sempre elege seus líderes. Liderança é uma habilidade importante de se desenvolver. Permite que você conquiste coisas através de pessoas.
Liderança aprendemos já desde a infância. Tem o capitão do time de futebol. Tem o líder de turma. O líder num grupo de amigos.
Por exemplo, umas das minhas vivências iniciais nesse sentido foi atuando como líder de matilha dos lobinhos no grupo escoteiro do qual participava.
Na vida adulta o foco da liderança move para o lado profissional.
Tenho muitos anos de experiência no mercado corporativo tendo atuado em diversas empresas multinacionais de grande porte.
Numa delas trabalhei como gerente de projetos de software por mais de oito anos.
Nessa função fiquei à frente de diversas equipes de desenvolvimento de software em projetos com orçamento que passavam de um milhão de dólares.
Equipes que iam desde pequenos times de três pessoas até programas compostos por diversos projetos e mais de vinte pessoas na equipe. Projetos distribuídos com equipes no Brasil, EUA, India, China e Europa.
Ao longo da minha carreira tive a oportunidade de exercitar minhas habilidades de liderança e de observar outros líderes e aprender muito com eles também. Mas uma coisa que ficou claro é que o líder não precisa de um título.
Liderança é diferente de cargo.
O cargo traz poder, mas não necessariamente liderança.
Geralmente o cargo implica a necessidade de liderança.
Se você tem um cargo de gestão é esperado de você que lidere um grupo. Mas na prática o que se vê é que muitas vezes pessoas que possuem o cargo, mas não conseguem exercer liderança com efetividade.
Ao mesmo tempo, outros que não possuem um cargo de liderança podem despontar desempenhando uma liderança natural entre colegas.
A liderança é muito mais uma habilidade do que uma função.
Se você não tem um cargo de liderança, mas quer praticá-la uma forma é assumir a frente numa iniciativa do grupo do qual faz parte.
Lembro de uma outra empresa que trabalhei em que eu não tinha um cargo de liderança, mas decidi liderar uma iniciativa na área de segurança da informação.
Juntei um grupo de interessados no tema, na maior parte desenvolvedores de software, e começamos a trabalhar em ideias para tornar o código que era produzido em todas as equipes mais seguro.
Por isso, se você não tiver um cargo de liderança na empresa que atua, não deixe que isso seja um limitador para exercer suas habilidades de liderança. Exerça-as mesmo assim. Irá ajudar no seu desenvolvimento dessa habilidade e certamente irá contribuir para sua carreira.
Liderança é algo amplo.
Existem diferentes estilos de liderança podendo todos serem efetivos da sua maneira. Cada um com as suas características.
Por isso, muitas são as qualidades de um líder. Mas quero aqui apontar aquelas que considero como sendo as principais.
A liderança começa pela visão.
O líder tem uma ideia de um futuro melhor. Ele vislumbra algo diferente que vale ser seguido por outros.
Um discurso clássico que ilustra bem isso é o “I have a dream…” que traduzindo significa “Eu tenho um sonho…” de Martin Luther King Jr.
Nesse discurso, King apresentou o seu sonho de um mundo livre do racismo. Discurso que inspirou toda uma geração de americanos a lutar por igualdade de direitos.
King liderou essa luta por um mundo melhor e inspirou muitos com sua visão.
Numa empresa, a liderança traz a visão de onde a empresa quer chegar. Steve Jobs é um exemplo de líder que inspirou sua equipe na criação de produtos Apple que hoje tomaram conta do mercado.
Mas nem toda liderança atua em níveis altos como esses.
A visão para um grupo pequeno está no que se quer que aquele pequeno grupo realize. A sua equipe de trabalho também precisa ter os seus próprios objetivos e visão de onde quer chegar.
Habilidade de comunicação é uma outra característica fundamental de um líder.
Muitas pessoas têm dificuldade de transmitir suas ideias e são pouco convincentes.
Dizem uma coisa e as pessoas entendem outra. Ou dizem de uma forma que não desperta o devido interesse.
Por consequência não conseguem “vender” a ideia que gostariam e recebem pouco apoio para sua realização. O líder precisa conseguir se comunicar com efetividade.
Tanto para vender suas ideias como para ouvir às pessoas e suas necessidades para endereçar soluções para os problemas que surgem ao longo do curso.
Influenciar é interagir com alguém de forma que esse alguém tome uma atitude na direção proposta.
Um ponto importante é que tome essa atitude por intenção própria, não por ordem advinda de poder de autoridade.
Influenciar é ter a capacidade de impactar no comportamento de alguém de forma autêntica. É isso que faz o líder.
Ele consegue que pessoas acreditem na sua proposta e trabalhem para realizá-la por que querem e não por que foram ordenados.
A influência possibilita gerar resultados por meio da construção de relacionamentos.
Sem capacidade de influenciar os outros não se consegue que realizem a visão e, portanto, não há liderança.
Para gerar influência o caminho é se conectar com as pessoas, conhecê-las, conquistar sua confiança e respeito.
É possível conquistar esse respeito de diversas formas.
Uma delas por meio do seu conhecimento e habilidade no tema em questão.
Outra por uma forma de trabalhar que esteja aberta ao diálogo e construção de uma solução conjunta em vez de autoritária.
Também estabelecendo uma relação de ganha-ganha para ambos os lados de forma que as pessoas vejam os benefícios de embarcarem na jornada proposta.
Elas precisam saber que vão ganhar algo com o que você está propondo e você deve conseguir honrar os compromissos assumidos.
Engajar as pessoas na elaboração das soluções em vez de determiná-las pelo poder da autoridade é outra forma de aumentar a influência.
Num nível mais amplo é possível expandir o alcance da influência por meio de uma rede de relacionamentos.
Isso é necessário, em especial, nos níveis mais altos de uma organização onde não se tem contato com todos de ponta a ponta.
Motivação é essencial para se alcançar resultados. Uma equipe desmotivada não produz o necessário.
Uma das principais colaborações do líder é motivar a equipe. Existem diversas formas de fazer isso.
Vejo duas linhas principais. Uma racional e outra emocional. Ambas importantes à sua maneira.
A racional é essencialmente por meio da oferta de vantagens. Por exemplo, oferecer um bom salário, bons benefícios, bom ambiente de trabalho.
Dar os recursos necessários como equipamento e treinamento. Plano de carreira é outra coisa. Um bônus ou premiação por atingimentos.
Tudo isso muito importante e amplamente utilizado por empresas em suas políticas de recursos humanos como forma de motivar suas equipes.
A outra forma de motivação é mais sutil e direta no dia a dia. Está presente nos relacionamentos com as pessoas.
É quando o líder que consegue tocar nas emoções das pessoas fazendo-as se sentirem orgulhosas e vitoriosas por conquistas, por exemplo.
Ou então se sentirem seguras para assumir uma responsabilidade que estão receosas e acham que não vão conseguir.
Trazer uma visão inspiradora de futuro.
Saber dar um feedback positivo por um trabalho bem realizado e também mostrar as oportunidades de melhoria quando assim se faz necessário.
Reunir a equipe e oferecer um discurso inspirador.
Atitudes como essas ajudam as pessoas a crescerem e se desenvolverem.
Um líder precisa confiar nos liderados.
Muitas pessoas têm o hábito de serem centralizadoras. Acham que elas mesmas são as que sabem fazer e ficam com receio de que os outros não façam bem feito.
Esse tipo de comportamento não ajuda na liderança.
O líder precisa estar disposto a delegar responsabilidades para outros e confiar que irão realizar o trabalho com sucesso.
Caso haja algo não saia bem como esperado, o papel do líder não é tomar a tarefa para si, mas sim mostrar ao liderado o que precisa melhorar e lhe oferecer a chance de fazê-lo.
Delegar responsabilidades e cobrar resultados é parte importante de uma liderança.
Uma vez que a equipe esteja trabalhando com motivação na visão proposta, precisará de suporte para seguir em frente.
O líder precisa oferecer as condições necessárias para sua equipe ir em frente.
Por exemplo, nos projetos de software que gerenciei as pessoas recebiam uma meta.
Precisavam desenvolver determinada funcionalidade de software ou fazer um determinado teste por exemplo.
Às vezes, para isso, precisavam de um outro software que fizesse o teste de forma automatizada ou então precisavam de um hardware superior para o teste.
Como líder do projeto era minha responsabilidade conseguir esses recursos para que o time conseguisse realizar o seu trabalho com a devida efetividade.
Um outro tipo de suporte necessário é o psicológico.
Dificuldades virão e vai ter hora que parece que tudo está um caos. Nessas horas, o líder precisa ser aquele que mantém a calma, gerencia conflitos e ansiedades e coloca o time de volta no caminho certo.
Um líder precisa gerar resultados.
De nada adianta ter uma visão fantástica, trabalhar pra isso mas não chegar a lugar algum.
Por exemplo, um diretor comercial quando recebe a função junto recebe metas de vendas.
Se não conseguir atingir as metas fica difícil dizer que conseguiu liderar sua organização com efetividade.
O líder precisa obter sucesso no atingimento da visão para sua organização. Dessa forma sua equipe se sentirá vitoriosa e aqueles que o colocaram nessa posição estarão satisfeitos.
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Liderar é uma habilidade que precisamos aprender a desenvolver.
Liderar é diferente de ser autoritário. É conseguir apoio das pessoas por vontade própria.
É fazer com que as pessoas queiram contribuir para aquela conquista da equipe, por um desejo de dar a sua contribuição para aquele grupo.
Procure desenvolver suas habilidades de liderança. Certamente irão contribuir muito para sua carreira.