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5 sinais de que você está sabotando seus objetivos

Não basta ter uma boa ideia: o sucesso de um empreendimento está intimamente relacionado à forma que se estrutura um negócio. Afinal, uma empresa sem planejamento está à deriva e qualquer adversidade pode colocar tudo em jogo. Nesse cenário, um empreendedor decidido pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Não basta ter uma boa ideia: o sucesso de um empreendimento está intimamente relacionado à forma que se estrutura um negócio. Afinal, uma empresa sem planejamento está à deriva e qualquer adversidade pode colocar tudo em jogo. Nesse cenário, um empreendedor decidido pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Quem for abrir o próprio negócio, primeiramente, precisa ter seus objetivos bem definidos. Em seguida, é preciso montar todo um plano de ação que tenha como foco torná-los realidade. Mas, apesar da teoria parecer simples, a prática envolve diversos riscos – e muitos deles podem ser gerados por culpa do empreendedor.

Para te ajudar a identificar quais estão sendo os seus erros, o empreendedor e colunista do Entrepreneur Andrew Medal listou cinco sinais que indicam que você está no caminho para o fracasso. Confira.

A matemática não faz sentido
Como um empreendedor, é necessário que você tome decisões rápidas, passe por situações difíceis e confie no próprio potencial. Apesar de estabelecer objetivos ser uma ótima ferramenta para superar esses desafios, Medal afirma ser preciso colocar uma dose de realismo nessa equação.

A matemática é a melhor forma de manter os pés no chão – afinal, “os números não mentem”. Considere a situação do seu negócio, o capital disponível, as metas a serem alcançadas e os recursos necessários para que tudo isso se torne possível. No final, você saberá se suas expectativas são realistas ou se está traçando seu próprio caminho para a derrota.

Você não sabe quais ações tomar
O empreendedor afirma que, se você é do tipo que olha para seus objetivos, fica excitado e se pergunta como vai fazer para alcançá-los, já está um mal caminho. Afinal, toda e qualquer meta precisa ser planejada. Sem isso não é possível sequer definir se ela é viável ou não.

Para os empreendedores, esse desafio se mostra ainda maior. Eles não possuem um chefe para os orientar ou tem um caminho certo para seguir. Toda iniciativa precisa começar neles. Para Andrew Medal, uma forma de superar as inseguranças e decidir quais passos tomar é procurar orientação de executivos que você respeita. Isso pode ser feito lendo seus livros e assistindo entrevistas.

Você não tem responsabilidade
Comprometer-se com o seu objetivo é essencial – mas você tem a responsabilidade necessária para isso?

Um dos maiores erros de um empreendedor, segundo o escritor, é estabelecer metas “ao léu” e depois não se esforçar para tirá-las do papel. Alguns métodos podem garantir que você vai se comprometer o suficiente com seus objetivos. O primeiro deles é compartilhá-los com o maior número de pessoas possível.

Além de criar uma força invisível que te estimula a agir, você irá ganhar aliados. Então conte seus objetivos para os seus amigos, sócios, colegas de trabalho, funcionários e família. Quanto mais pessoas souberem, diz ele, maior é sua chance de sucesso.

Você não colocou seus objetivos no papel
Andrew Medal conta que algo mágico acontece sempre que escrevemos nossos objetivos. Talvez seja por que, devido a esse gesto, suas metas se tornam simbolicamente permanentes. Ou talvez seja porque nós sentimos que nos comprometemos completamente quando colocamos tudo no papel.

Qualquer que seja o motivo, de acordo com um estudo conduzido pelo professor de psicologia da universidade norte-americana Dominican University of California, Gail Matthews, pessoas que escrevem suas metas são 33% mais bem-sucedidas do que aquelas que não possuem esse hábito.

Seu objetivo é arbitrário ou sem sentido
Vamos supor que você quer cinco mil usuários visitando o seu site. Em algum momento você se perguntou o motivo para esse desejo? Por que você estabeleceu esse objetivo? Por que é importante alcançá-lo?

Segundo Medal, essas perguntas inicialmente podem parecer ingênuas, mas são vitais para determinar a chance de sucesso dessa empreitada. Então a responda para si mesmo e para os membros da sua equipe. Talvez, no final, você descubra que esse objetivo é sem sentido e não trará nenhum benefício para o seu negócio.