A quarentena provocada pela pandemia de Covid-19 obrigou empresas, inclusive pequenas e médias, a digitalizar e modernizar processos. Quando se trata de vendas, saber que tipo de notificação via e-mail mandar, em que momento e para quem pode transformar prospects em clientes.
Para ajudar na hora de contatar um prospecto por e-mail, e pensando nas fases do processo de vendas, a plataforma de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) Pipedrive elaborou alguns modelos. Os textos evitam o "desaparecimento" no meio da caixa de entrada sobrecarregada do seu potencial cliente. Chama a atenção a objetividade: nada de e-mails longos.
Para Thiago Gonçalves, diretor de operações LATAM da Pipedrive, é importante acompanhar as etapas da comunicação. "Se uma série de leads não se converte em vendas, é preciso ver em qual etapa do processo está o erro. Não é suficiente apenas ter um controle binário -- se vendi ou não vendi. É necessário saber quanto quero vender neste mês, no mês seguinte e neste ano."