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Passo a passo para um recrutamento de sucesso

O recrutamento de sucesso é embasado em boas práticas de contratação. Descubra quais são essas práticas e como evitar erros em processos seletivos!

O livro “Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal: Como Agregar Talentos à Empresa”, escrito por Idalberto Chiavenato, diz que o processo de recrutamento e seleção (R&S) contribui para a eficiência das atividades presentes e futuras da empresa. Para obter esse recrutamento de sucesso, é necessário, entre outras estratégias, atrair os talentos certos.

Neste artigo, mostraremos como funciona e quais são as etapas para a implementação de um eficiente recrutamento e seleção de pessoas. Falaremos também sobre erros a serem evitados durante esse processo. Confira os próximos tópicos!

Como conseguir um recrutamento de sucesso?

Uma das principais responsabilidades da área de gestão de pessoas e do recrutamento e seleção é realizar a contratação assertiva de funcionários. Parece uma tarefa simples, mas não é. Na verdade, para cumprir esse papel importante e realizar um recrutamento de sucesso, o R&S precisa buscar, identificar e escolher profissionais que:

  • Preencham os requisitos técnicos (formação acadêmica e experiência profissional) para a ocupação de uma vaga;
  • Possuam as habilidades e competências necessárias (soft skills e hard skills);
  • Tenham um perfil compatível com a cultura interna.

Para encontrar um candidato que reúna todos esses critérios, é preciso elaborar estratégias de divulgação de vagas, utilizar as ferramentas virtuais corretas e ter bons recrutadores. Quanto aos tipos, o recrutamento e seleção é dividido em:

  • Interno — seleção de profissionais que já trabalham na empresa para ocupar determinada vaga ou função;
  • Externo — procura por profissionais do mercado de trabalho;
  • Misto — quando uma vaga está aberta tanto para profissionais internos quanto externos.

Na prática, um bom recrutamento e seleção realizado pela área de gestão de pessoas oferece muitos benefícios para a empresa e os colaboradores. No caso das organizações, o maior ganho é que o time interno passa a ser composto por profissionais de alto rendimento e com habilidades que se complementam.

Por outro lado, os profissionais se sentem realizados ao trabalharem em funções e cargos compatíveis com o seu perfil. Dessa forma, conseguem desenvolver competências e crescer na carreira corporativa.

Assim, a empresa deve se preocupar com a estratégia de Talent Acquisition se quiser recrutar bons talentos para o seu quadro de colaboradores. Essa abordagem é voltada para a identificação, atração e retenção de profissionais de alto desempenho no time da empresa. Dessa forma, tem como intuito elevar a eficiência, produtividade e inovação do negócio.

Etapas do processo de recrutamento

Atualmente, um recrutamento de sucesso está pautado na composição de uma equipe que reúne um conjunto de habilidades estratégicas e importantes para a empresa. De acordo com o estudo “Global Talent”, produzido pela Oxford Economics, as habilidades mais procuradas são:

  • as digitais — facilidade em trabalhar com ferramentas virtuais e utilizar bem as suas funcionalidades;
  • as agile thinking (pensamento ágil) — profissionais inovadores, que sabem lidar com cenários complexos e ambíguos, além de possuírem uma visão crítica sobre os processos internos.

Mas quais são as etapas do funil de recrutamento para a criação desse tipo de R&S? Mostramos a seguir.

Defina o cargo que vai ser ocupado

Um fator importante para uma contratação online eficiente ou presencial de colaboradores é a definição do cargo que será ocupado. Para isso, a área de recrutamento e seleção de pessoas precisa saber:

  • A função é de nível operacional, estratégico ou tático?
  • Quais requisitos são essenciais para a ocupação da vaga?
  • Quais são as necessidades da vaga que o contratado precisa preencher?

Faça o planejamento da seleção

Outra fase importante é o planejamento do R&S. O objetivo é que os recrutadores sigam um “roteiro” para que as estratégias sejam aplicadas e alinhadas. As informações que precisam constar no planejamento são:

  • Prazo para finalizar a contratação;
  • Setores que estarão envolvidos no processo;
  • Quais mídias divulgarão as vagas;
  • Prazo para o cumprimento de cada etapa.

Faça uma análise de possíveis candidatos

Mesmo que muitos currículos sejam enviados, os recrutadores devem realizar uma busca por candidatos que não responderam ao anúncio, mas que seriam boas contratações. Isso é possível por meio do mapeamento das redes sociais profissionais. Ao identificar um candidato em potencial, o recrutador pode enviar um convite para participar do processo seletivo.

Tenha atenção às características pessoais

Como contratar um funcionário compatível com a cultura do negócio? Uma das maneiras é identificar as características pessoais de cada candidato. Por exemplo: facilidade de trabalhar em equipe, espírito inovador, adaptabilidade, empatia e liderança. Cada empresa escolherá quais características mais agregam valor no time interno.

Fique atento às indicações

As indicações são uma das melhores estratégias para um recrutamento de sucesso. Visando conseguir as melhores indicações, a empresa pode criar um canal interno que divulgue as vagas abertas e solicite recomendações de profissionais. Outra estratégia é premiar os colaboradores que fazem boas indicações.

Um roteiro de perguntas é importante!

Sem um roteiro de perguntas, os recrutadores talvez não questionem detalhes importantes para uma boa contratação. Sendo assim, os profissionais do R&S precisam se reunir e definir quais perguntas farão parte do roteiro. Seriam questionamentos sobre experiência profissional? Habilidades inatas ou histórico acadêmico?

Faça dinâmicas

As dinâmicas são ferramentas poderosas para o recrutamento e seleção de pessoas. Por meio delas, é possível descobrir como os candidatos reagem diante de pressões, desafios e do trabalho em equipe. Um dos melhores tipos de dinâmicas são as experiências que envolvem os candidatos em situações reais, expondo seu verdadeiro perfil.

Employer branding

Podemos dizer que uma boa employer branding ajuda na seleção de candidatos. Afinal, a marca empregadora atrai talentos interessados em trabalhar na empresa. Dessa forma, os processos seletivos ficam repletos de potenciais colaboradores. Por isso, é importante cuidar da employer branding para que a mesma transmita ações que demonstrem a cultura do negócio.

Utilize a tecnologia

Os recrutadores podem ser eficientes, mas as tecnologias conseguem gerar resultados ainda mais precisos. Uma dessas ferramentas digitais é o software de recrutamento e seleção. Por meio dele, a empresa automatiza todas as etapas seletivas. O resultado é a contratação de colaboradores alinhados com as necessidades do negócio.

Quais os principais erros?

Existem alguns erros comuns durante o processo de contratação de funcionários que precisam ser evitados. São eles:

  • Falta de definição do perfil de candidato ideal;
  • Não apontamento dos critérios dos cargos vagos;
  • Processo seletivo feito às pressas;
  • Ausência de análises comportamentais;
  • Processo longo e sem prazo para finalizar.

Para não cometer esses e outros erros, as dicas dadas neste artigo devem ser seguidas. Desse modo, a empresa obterá um recrutamento de sucesso. A consequência será uma equipe que levará o negócio para patamares cada vez mais elevados.

Sobre a Convenia

A Convenia é uma HR Tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Nasceu há alguns anos, com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.

Desde então, trabalha fortemente para que os produtos evoluam junto com os clientes, pois compreendem que, diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.

Atualmente as soluções abrangem admissão digital, férias e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.