Colocar os próprios objetivos como prioridade e ter um propósito claro para a vida são fatores fundamentais para alcançar uma carreira de sucesso. Mas com a rotina apertada, as demandas extras e as atividades fora da vida profissional, a carreira pode ganhar um papel de coadjuvante. Nesse cenário, também entra em jogo a questão da realização pessoal com o trabalho, o que exige planejamento e persistência. Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, empresa de soluções de tecnologia para RH, explica que para alcançar esses objetivos, é necessário ter autoconhecimento e traçar metas claras, além de se destacar e vender as próprias qualidades.
Além disso, há uma premissa que é certa: cada pessoa possui diferentes pontos fortes, então o ideal é adaptar os conselhos à sua trajetória. Confira outros pontos que a executiva considera fundamentais para manter o foco no caminho profissional.
Na caminhada profissional, você precisará identificar quem são seus aliados de fato. Você pode contar com a ajuda de colegas e até mesmo do seu chefe para identificar falhas e onde pode melhorar. A dica é estabelecer, primeiramente, uma relação de confiança com colegas e chefes. Além disso, é importante saber o momento certo de falar. Se seu objetivo é migrar de empresa, por exemplo, seu superior pode não se sentir confortável com a ideia. Por isso, melhor anunciar seus próximos passos quando eles se tornarem concretos.
O que abre portas, além das empresas onde você esteve, é o que você fez. Mantenha seu portfólio e currículo atualizados, mostrando o que fez para melhorar as empresas, por onde passou e como fez. “Atualmente, os olhos dos recrutadores estão mais voltados para os projetos concretizados pelo candidato. Eles estão focados nas habilidades e nos feitos dessas pessoas”, analisa Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.
“Pensar fora da caixa” já se tornou até uma expressão clichê, mas não poderia ser mais real. Você é o que realiza e, portanto, não deve desperdiçar as oportunidades de mostrar ao mundo como a sua mente é única. “No momento que passamos, as empresas estão valorizando a criatividade e a inovação. Esse é um prato cheio para mostrar que você tem algo a mais que oferecer entre tantos talentos”, ressalta Ana Paula.
Não tenha medo de pedir ajuda se precisar. Peça indicações e fique de olho nas oportunidades de ser apresentado para as pessoas que podem lhe abrir caminhos. Mantenha sempre uma boa rede de contatos com quem realmente pode contar – e seja também essa ponte para eles.
A primeira impressão é a que fica, por isso, preste atenção nos detalhes. O modo como você fala, se veste e se apresenta dá uma ideia sobre quem você é. “É interessante estar pronto para se adaptar ao ambiente. Hoje, os headhunters procuram profissionais que dialoguem com pessoas diversas, que tenham histórias distintas das deles e visões de mundo variadas”, analisa Ana Paula.
Fique atento às oportunidades de crescimento. Se as possibilidades não aparecerem na forma de vagas, tente oferecer as soluções. Ser proativo faz com que as lideranças enxerguem o seu potencial. Além disso, analise se o que a empresa oferece se encaixa em seus planos profissionais e pessoais. Se a organização tem propostas que levam você a caminhos divergentes dos seus planos, considere a busca por um novo emprego.