Quem gosta daqueles famosos feriadões pode comemorar, 2023 vai ter bons períodos de folgas prolongadas. Em 2022, os feriados nacionais caíram nas quartas-feiras e finais de semana, frustrando muita gente que gosta de viajar. Porém, no ano que vem tudo será diferente.
Os trabalhadores que gostam de “emendar” as folgas entre quinta e segunda-feira vão fazer a festa em 2023. Isso porque os feriados prolongados no ano que vem serão sete. Se formos incluir os facultativos nacionais, o número sobe para nove.
Os feriados nacionais estão previstos em lei e valem para todo o Brasil. Os facultativos só vão beneficiar os servidores públicos.
Mas fique sabendo que municípios e estados podem determinar em lei pontos facultativos nacionais, como por exemplo, Carnaval e Corpus Christi, sejam feriados locais.
O calendário considera as datas oficiais e os pontos facultativos, quando a folga é opcional, cabendo às empresas e repartições públicas optar por liberar ou não os funcionários.
Este ano, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, caiu num domingo e no ano que vem será na segunda-feira. Essa data não está na lista de feriados e nem de ponto facultativo. Neste caso, 20 de novembro para ser feriado vai depender de lei municipal ou estadual.
Em 2023, a maioria das datas comemorativas vai cair em uma quinta-feira (4), seguido da sexta (3), e segunda (1). Terá também um feriado na terça e um na quarta-feira. Há também o Corpus Christi, que será em 8 de junho (quinta-feira).
Com esse calendário será possível estender cinco feriados em 2023: