Se legalizar como uma pessoa jurídica é uma frase que afasta muitos empreendedores. Isso porque, é certo pensar que ser uma empresa será burocrático. Contudo, para o Microempreendedor Individual, as coisas não funcionam dessa maneira.
Todo MEI possui compromissos legais, isso é fato. No entanto, essas obrigações nem se comparam às obrigações de empresas maiores. Afinal, o Microempreendedor foi criado pelo Governo Federal com o intuito de facilitar essas relações.
O MEI é uma pessoa jurídica criada pela Lei Complementar nº 128/2008 voltada para pequenos negócios, normalmente para aquele empreendfinedor que trabalha sozinho ou com no máximo um funcionário.
Essa foi uma alternativa encontrada para legalizar esses pequenos empreendedores, que na informalidade deixavam de ter acesso a muitos benefícios oferecidos apenas para empresas formais.
Assim, todo Microempreendedor Individual possui o seu próprio CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e passa a ter acesso a benefícios previdenciários, linhas de crédito para empresas e emissão de notas fiscais.
Apesar de tornar menos burocrática toda a operação de ter uma empresa, esses MEIs possuem compromissos legais para continuarem com seu CNPJ de forma ativa. E mesmo com esses processos, se formalizar como Microempreendedor Individual só possui vantagens. Para ter ideia, atualmente o país possui mais de 8 milhões de MEIs.
Se você possui interesse em se tornar um MEI, saiba que é tudo muito simples e prático. Vale ressaltar que abrir o seu CNPJ não possui nenhum tipo de custo e todo o processo pode ser realizado através do site do Governo Federal, no Portal do Empreendedor.
Veja abaixo quais são as obrigações e deveres de um MEI: