Como foi notificado pela Caixa Econômica, a partir de hoje (16/05), caso precisar recalcular FGTS de períodos acima de 5 meses (ou seja, considerando que estamos em maio/2022, caso precisar recalcular de dezembro/2021 para trás), obrigatoriamente deverá utilizar o novo conectividade social.
Vamos ao primeiro passo que é ativar a Kriptonita:
Acessa o conectividade social utilizando o navegador Chrome pelo link: https://conectividadesocialv2.caixa.gov.br/sicns/
- Clica em nova mensagem, automaticamente vai aparecer que você precisa fazer a extensão do kriptonita, aparecendo a opção de download;
- Clique em download;
- Aqui vai um detalhe, geralmente o arquivo baixa automaticamente na pasta de download, pega esse arquivo e salva na pasta C do seu computador;
- Após isso, como o arquivo vai estar zipado, clique com o botão direito em “extrair aqui”;
- Vai criar outro arquivo, clica nesse outro arquivo com o botão direito em “Instalar”;
- Após isso, clique em avançar e faça a instalação;
- Após instalar, abra o seu navegador Chrome, clique no canto direito e vá em Configurações;
- Após clicar em Configurações, no canto esquerdo, vá em “Extensões”;
- Vai aparecer 4 extensões da Kriptonita, e vai estar desabilitado, basta clicar na bolinha e deixar ativado nas 4 opções que aparece;
- Após isso fecha a página.
Agora, você precisa cadastrar a máquina:
Acesse https://conectividadesocialv2.caixa.gov.br/sicns/
- Clique em “Manter Máquina”;
- Depois clique em “Cadastrar Máquina”;
- Digita o nome da máquina que desejar, e deixa conforme aparece as opções, clique em Continuar;
- Aceita o termo que aparece, e baixar token e depois fecha a página;
- Pronto, máquina cadastrada.
Agora vamos ao passo a passo pra enviar a SEFIP, ou seja, recalcular um FGTS.
- Gera o arquivo SEFIP.re no seu sistema de folha, como de costume;
- Importa pra SEFIP como faz normalmente;
- Vá em executar, clica em Ok, seleciona a pasta onde deseja gravar o arquivo .SFP; ou pode deixar na pasta que já aparece;
- Clica em Salvar, Ok e Ok;
- Agora, abra o novo conectividade social novamente;
- Clica em “Caixa Postal”;
- Selecione o certificado digital da empresa;
- Depois vá em “Nova Mensagem”;
- Na opção Selecione o Serviço, clique em “Envio de arquivo SEFIP”;
- Em nome da Mensagem, digita qualquer nome que seja fácil você identificar;
- Selecione o Estado;
- Selecione a base de arrecadação;
- Selecione o arquivo da SEFIP que você salvou; você pode enviar até 20 arquivos de uma vez;
- Clique em Enviar;
- Caso não tenha feito o cadastro da máquina (explicado no passo a passo acima), vai aparecer a opção para você cadastrar, clique em Aceitar, e depois em “Baixar Token”;
- Prontinho, salva o protocolo em XML e em PDF;
- Agora, volta na SEFIP e vá em Relatórios, GRF, e depois em “Arquivo ICP”;
- Localiza o protocolo salvo, geralmente ele vai pra pasta download;
- Assim que clicar nele vai aparecer o erro “1156 – O arquivo de dados não foi localizado no diretório de onde foi transmitido”;
- Basta clicar em Ok, vai abrir uma pastinha, clique em “Localize o arquivo de dados (SFP);
- Ache o arquivo .SFP, que você salvou na pasta primeiro (não é o arquivo XML gerado pelo conectividade, é aquele que você salvou quando clicou em executar na SEFIP);
- Clique em Abrir e Validar Arquivo;
- Prontinho, guia localizada
Fonte: CAIXA – ICP
Tributanet Consultoria