Se você é um profissional de contabilidade no Brasil, é hora de voltar seus olhos para um vasto campo de oportunidades que muitos ainda não exploram totalmente: a Exportação de Serviços e Softwares.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é composto por serviços, mas a exportação desses serviços ainda não é medida oficialmente.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), existem cerca de 25.000 empresas exportadoras de bens, mas não há uma estatística oficial para medir o número de exportadores de serviços. No entanto, a Econodata estima que existam mais de 10.000.000 empresas de serviços no Brasil. Se apenas 1% dessas empresas exportassem, teríamos mais de 100 mil empresas recebendo pagamentos do exterior.
Esse é um mercado amplo e em crescimento, com diversas oportunidades para empresas e profissionais de contabilidade que desejam expandir fontes de receita.
Obter receitas em moeda estrangeira é um desejo de quase todo empreendedor, no entanto, a maioria não está preparada para lidar com os desafios nas contas a receber, conciliações, emissão de invoices, cobranças e meios de recebimento. A falta de conhecimento específico nessa área resulta no pagamento de tributos indevidos, perdas financeiras e riscos com órgãos fiscais.
Além disso, a falta de comunicação entre os clientes e os escritórios contábeis expõe essas transações a diversos riscos, incluindo: