O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu, na sexta-feira (06), a redução das alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para produtos que também são fabricados na ZFM (Zona Franca de Manaus) e que possuem o PPB (Processo Produtivo Básico).
O prazo final para envio da declaração do Imposto de Renda de 2022 termina em três semanas. Até o dia 31 de maio, cerca de 14 milhões de contribuintes ainda devem prestar contas ao Fisco.
Chegamos a maio e, se você já estava ocupado com Imposto de Renda, mudança no IPI e Relp, desculpe falar, mas é preciso lembrar que também terá a ECD 2022 (Escrituração Contábil Digital) pela frente.
Até o ano passado, a tabela do IR acumulava uma defasagem de 134,53% desde 1996, de acordo com cálculos do Sindifisco Nacional.
Criada há quase três meses, a comissão de juristas que pretende modernizar os processos administrativo e tributário está entrando em temas que impactam o dia a dia dos contribuintes.
O prazo foi adiado para 22 de agosto de 2022.
O Congresso Nacional vai promulgar, em sessão marcada para terça, 10/5, a Emenda Constitucional (EC) 121, que garante benefícios tributários a empresas de tecnologia da informação e comunicação e de semicondutores.
Consta no Portal Nacional da NF-e, informação de que o Ambiente Nacional da NF-e será paralisado para manutenção no dia 13.05.2022 às 22h (sexta-feira) até dia 16.05.2022 às 0:00 (segunda-feira).
Após extensão no prazo de declaração, os contribuintes têm até o dia 31 deste mês para prestarem conta com o Leão mediante o Imposto de Renda.
A adesão ao programa de pagamento de débitos no âmbito do Simples Nacional está aberta até 31 de maio